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Antônio Prado investe em Turismo de qualidade

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Publicação: 16/09/2008

As belezas naturais e a arquitetura de origem italiana, principalmente nas casas de madeira, que moldam Antônio Prado, município distante 153 quilômetros de Porto Alegre, na Serra gaúcha, atraem a atenção de um grande número de turistas de diversas partes do País. Atento a esse potencial turístico e cultural, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) realiza na cidade um programa de qualificação setorial. As ações, voltadas para sete empreendimentos de hospedagem e de gastronomia, são desenvolvidas por meio do Projeto Empreendimentos Turísticos da Serra Gaúcha, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Fundo de Turismo de Antônio Prado.

Segundo a gestora do Projeto Empreendimentos Turísticos da Serra Gaúcha, Ivane Fávero, a qualificação busca oferecer maior satisfação ao turista e, conseqüentemente, ampliar o fluxo de visitantes na cidade, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável do município e da região. “Esse trabalho se justifica devido a importância de Antônio Prado como patrimônio histórico nacional, onde podemos presenciar a cultura da imigração italiana”, afirma Ivane. Conforme ela, estão sendo priorizados o fortalecimento e a qualificação dos serviços turísticos locais, respeitando e valorizando as características locais.

Em desenvolvimento, desde o último mês de julho, o trabalho tem como foco a indicação e orientação de práticas gerenciais administrativo-financeiras, mercadológicas, de qualidade e criatividade em quatro meios de hospedagem e três restaurantes. De acordo com o consultor Eduardo Faraco, responsável pelo trabalho com os empreendedores, as ações foram definidas em três etapas: formatação de diagnósticos e reunião com os empreendedores; intervenção direta com apresentação de pontos fracos das empresas e possíveis melhorias; e, verificação de execução das análises propostas, que deverá ser realizada entre os meses de setembro e outubro. Entre os principais pontos abordados no estudo estão: qualidade de atendimento ao público, políticas tarifárias, processos e controles administrativos, e ambiente adequado para recepção de turistas.

De acordo com a turismóloga, Patrícia Schemkel, de Antônio Prado, o município passa por um processo de reformulação e busca desenvolver uma estrutura permanente para a realização de um trabalho qualificado no setor. “Ao falarmos de turismo, estamos falando diretamente sobre qualidade no atendimento. Este é o nosso foco”, ressalta. Conforme Patrícia, é preciso despertar, na cidade, uma cultura empreendedora. “Essa demanda deverá ser suprida por meio das consultorias do Sebrae/RS, que buscam resgatar a historia local por meio da cultura, do artesanato, da gastronomia e da religiosidade”, afirma. Antônio Prado, lembra a turismóloga, é considerada a cidade mais italiana do Brasil. “Cerca de 92% de sua população têm descendência italiana”, ressalta.

O Projeto Empreendimentos Turísticos da Serra Gaúcha tem como objetivo o aumento do número de clientes nos empreendimentos turísticos da Serra gaúcha, diversificando a procedência de seus visitantes e minimizando os efeitos da sazonalidade (baixas temporadas). As ações beneficiam 188 micro e pequenas empresas do trade turístico das regiões Hortênsias e Uva e Vinho – Serra Gaúcha, destacando-se os municípios indutores (Bento Gonçalves e Gramado) e os prioritários para o desenvolvimento turístico de acordo com o Ministério do Turismo (Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Veranópolis, Nova Prata, Antonio Prado, Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi e Monte Belo do Sul).

Antônio Prado possui um patrimônio arquitetônico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), constituído por casas de madeiras e alvenaria que foram construídas no final do século XIX e início do século XX pelos imigrantes italianos. Em 1989, 48 edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade receberam proteção por Lei Federal através do tombamento. Em 1995, o município foi uma das locações do filme O Quatrilho, o segundo longa-metragem brasileiro a ser indicado ao Oscar.



Fonte:   Sebrae/RS



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