Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > Turismo > Serra > Região da Uva e do Vinho > Antônio Prado

Porto Alegre: Mais informações sobre os casarões de Antônio Prado

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos | Reportar Abuso


 
Page Views: 913
Publicação: 11/09/2007
Atualização: 11/09/2007

Se você acha que na Região dos Vinhedos somente existem parreirais, vales e cenas naturais muito bonitas, prepare-se para muito mais do que isso e para conhecer algo único em todo o país: o melhor conjunto arquitetônico urbano da imigração italiana, com casarões antigos, originais e bem conservados. Quarenta e seis deles estão tombados desde 1989 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desses, quarenta são grandes sobrados de madeira.
 
 Com seus velhos casarões, as ruas centrais da cidade preservam a mesma configuração do final do século passado e início deste, quando a cidade foi ocupada pelos imigrantes italianos. Visite, particularmente, a Avenida Valdomiro Bocchese, onde há uma bonita seqüência desses casarões.
 
 Todos os prédios têm dois pisos. De acordo com os hábitos das antigas famílias de imigrantes, no térreo funcionava a loja ou atividade da família e, no andar de cima, a moradia. Antônio Prado foi até as primeiras décadas deste século um grande centro comercial dos Campos de Cima da Serra. Mas perdeu essa importância quando foi construída a BR-116, cujo traçado não incluiu a cidade. Com isso, voltou várias décadas e demorou para retomar o desenvolvimento, que somente foi possível com sua transformação em um pólo turístico e sua ligação à malha asfaltada do Estado, o que é relativamente recente.
 
 O comércio, que foi a base econômica nas primeiras décadas do município, foi substituído pelo turismo e, nas últimas décadas, pela atividade industrial de algumas grandes vinícolas.
 
 Como o passado foi de riqueza, muitas das velhas casas ostentam essa condição em seus lambrequins trabalhados. Os letreiros originais de muitos dos velhos estabelecimentos comerciais ainda são mantidos. na Farmácia Palombini, ainda se usam os mesmos armários da época dos imigrantes.
 
 A beleza e originalidade do município fez com que o diretor Fábio Barreto o escolhesse para cenário do filme O Quatrilho, um sucesso de bilheteria do cinema nacional, normalmente carente de boas produções.


Fonte:



Fotos Adicionais

 




Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Local de Votação:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o anunciante)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.