Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 64 convidados online.


  O que você viu

1.  Carlos Barbosa, a cidade do queijo e sede da Tramontina
2.  Coordenadora de saúde mental de Carazinho destaca serviços oferecidos
3.  Capitão
4.  Trigo
5.  Lourival Rosa de Oliveira
6.  Capão Bonito do Sul
7.  Trabalhadores de Canoas recebem orientações jurídicas e sanitárias no Guajuviras
8.  Prefeitura de Canoas esclarece regras de programa residencial
9.  OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS
10.  Canoas tem primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada




Pesquisa personalizada


Você está aqui:   Home > Turismo > Serra > Outras cidades interessantes > Carlos Barbosa

Carlos Barbosa: Carlos Barbosa, a cidade do queijo e sede da Tramontina

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos | Reportar Abuso


Vista de Carlos Barbosa - Foto: Prefeitura Municipal

Vista aérea - Foto: Prefeitura Municipal

Vista de Carlos Barbosa - Foto: Prefeitura Municipal
 
Page Views: 4557
Publicação: 11/09/2007
Atualização: 11/09/2007


Ao lado da terra do vinho, em Carlos Barbosa há muito pouco vinho. A cidade preferiu ficar com o acompanhamento preferido de quem toma vinho, os queijos. E, para cortar os queijos, também produz as facas e uma infinidade de outros artigos nessa área, pois é a cidade berço da Tramontina e onde esse grande grupo industrial possui sua sede. Carlos Barbosa, como dizem seus moradores, é a cidade com a faca e o queijo na mão.
 
 Os queijos vêm da Cooperativa Santa Clara, um resultado da Cooperativa de Laticínios União Colonial, a mais antiga do país, ainda em atividade, que produz queijos. E as facas são um dos muitos produtos do grupo Tramontina, o carro-chefe da industrialização local.
 
 A origem da Tramontina, segundo os historiadores locais, não difere muito da forma como se constituíram e desenvolveram as grandes indústrias da Serra: muito trabalho, muita persistência e, além de tudo isso, muita criatividade. Conta-se que o grupo - que hoje exporta para mais de cem países - é o resultado do trabalho da imigrante Elisa Tramontina, que começou vendendo canivetes que fabricava no porão de sua casa. Ela costumava embarcar regularmente no trem que chegava até a cidade, carregada com duas malas de seu curioso produto de artesanato, que vendia nas cidades próximas. Foi bem sucedida e deu origem ao que é atualmente um dos maiores grupos industriais do Estado.
 
 O trem, entretanto, não existe mais, pelo menos nas linhas regulares. O que existe hoje é uma linha turística de Maria Fumaça entre essa cidade e Bento Gonçalves, mostrando algumas cenas imperdíveis, que justificam um passeio pela região. Se você estiver planejando uma viagem à Serra Gaúcha, não perca este passeio, cujos ingressos devem ser procurados em Bento Gonçalves, se necessário com auxílio da Secretaria Municipal de Turismo (Rua Marechal Deodoro, 70, telefone (054) 451-1088).
 
 Conheça em Carlos Barbosa o Parque da Estação (Rua Buarque de Macedo, s/n, telefone 054-461-1166, ramal 250), onde o destaque é a Estação Ferroviária construída em 1910 e desativada em 1979. Ali funciona a Biblioteca Pública Municipal e, nas terças e sábados pela manhã, a Feira do Produtor, onde podem ser adquiridos produtos coloniais.
 
 O Moinho São José, na RS-122, é um dos mais antigos do Estado. Funciona em uma velha casa de madeira, com chão batida, construída em 1887 por David Tieppo. Também funciona ali uma ferraria, onde antigamente era forjado o aço usado pela família Tramontina em sua indústria primitiva. O moinho ainda funciona, atualmente produzindo farinha de milho para os colonos da região elaborarem sua polenta. As engrenagens do moinho ainda são movidas por uma roda d'água.
 
 O Morro Calvário, no Bairro São Paulo, é um dos destaques turísticos da cidade. No topo do morro, com 709 metros, está a Igreja Nossa Senhora das Dores. Ao longo da subida, foram construídas capelinhas de concreto que marcam as 14 estações da Via Sacra. Na Sexta-Feira Santa, os fiéis sobem o morro em romaria, com encenações da passagem bíblica que relata a crucificação de Cristo. A religiosidade local também tem suas marcas na RST-470 onde, a seis quilômetros da cidade, há a Gruta Nossa Senhora de Lourdes - a água que sai de uma fonte existente no local é considerada milagrosa.
 
 Outra atração importante do município são as compras. Tanto a Cooperativa Santa Clara quanto a Tramontina têm postos de venda direta de seus produtos, o que também coloca Carlos Barbosa no roteiro do turismo de compras pela Serra Gaúcha. Para conhecer mais sobre os atrativos turísticos do município, clique abaixo no link turismo.


Fonte:



Fotos Adicionais

Vista de Carlos Barbosa - Foto: Prefeitura Municipal

Vista aérea - Foto: Prefeitura Municipal

Vista de Carlos Barbosa - Foto: Prefeitura Municipal
 


Pesquisa personalizada




Classificação Média dos Visitantes:    4.67 (até 5)
Número de votos: 6 Votos
Local de Votação:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o anunciante)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  Carlos Barbosa, a cidade do queijo e sede da Tramontina
2.  Parque da Estação, em Carlos Barbosa
3.  Capela Santo Antão de Abade, a mais antiga da imigração italiana
4.  Cascata de Torino, em Carlos Barbosa
5.  Moinho de São José, em Carlos Barbosa
6.  Paisagem do interior de Carlos Barbosa



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.



Pin It
Save on Delicious