Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Turismo

Serra Gaúcha debate metas e potencial turístico

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 22/04/2009

 A Serra gaúcha é reconhecida mundialmente como um dos pólos turísticos mais importantes do Brasil. Diante dessa realidade, a região investe, em 2009, em mais uma atividade de fortalecimento do setor: a 1ª Jornada de Integração do Turismo da Serra. O encontro, que será realizado amanhã, dia 23 de abril, das 8h30min às 18h, no bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS) na Cidade Universitária, irá reunir representantes do poder público, entidades e órgãos ligados à área para debater propostas a fim de alavancar o desenvolvimento turístico regional. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3218.2100, ramal 2621.

A promoção é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), em parceria com a UCS, Conselho de Turismo e Convention Bureau da Região das Hortênsias, Aglomeração Urbana do Nordeste, Associação de Turismo da Serra, Consórcio dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, Conselhos Regionais de Desenvolvimento da Região Funcional 3, e Sindicatos de Hotéis das Microrregiões Uva e Vinho e Hortênsias.

A programação da jornada contempla temas relacionados a gestão pública, governança, desenvolvimento local e regional, além de palestras e painéis sobre sua atual situação do setor turístico local e suas expectativas. De acordo com a supervisora regional do Sebrae/RS na Serra Gaúcha, Andréa Balbinot, o encontro tem como objetivo, fortalecer a participação do poder público e entidades locais na integração e no desenvolvimento do trade turístico da região. “Ao reunirmos os principais responsáveis pelo turístico local, debateremos o papel que cada entidade representa, contribuindo para a sustentabilidade do setor. Também abriremos espaço para que autoridades e empreendedores possam realizar uma apresentação de suas competências técnicas”, destaca. Ao final do encontro, os participantes deverão reunir dados sobre desafios, oportunidades e expectativas do turismo regional, relacionados ao tema da governança democrática e do desenvolvimento sustentável.

O coordenador do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento do Observatório de Turismo e Cultura da UCS, Edgar Tomazzoni, destaca que, diante de uma visão mundial, a Serra gaúcha é vista hoje como um destino único, sem distinção entre seus municípios. Essa perspectiva, para ele, também deve ser adotada internamente. “A expectativa é de que ocorra um maior envolvimento e integração entre todos os responsáveis pelo desenvolvimento turístico da região serrana, definindo responsabilidades e ações efetivas que possam ser implementadas a curto e médio prazos”, afirma. Entre os principais tópicos apresentados pelo coordenador como fundamentais para a sustentabilidade dos produtos turísticos da região estão: ações de mercado; cooperação entre entidades e organizações; inovação dos atrativos turísticos; e inovação de produtos e serviços.

A abertura da Jornada de Integração contará com a presença do reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, seguido da apresentação da palestra Turismo e Desenvolvimento Local e Regional: Fundamentos, Realidades e Desafios, ministrada pelo coordenador do Curso de Economia e Professor do Curso de Bacharelado em Turismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Leandro Antônio de Lemos. A programação terá continuidade com as palestras: Programa de Regionalização do Turismo e o Fortalecimento das Governanças; O Papel do Estado e as Políticas Públicas do Rio Grande do Sul no Programa de Regionalização do Turismo; O Turismo na Região Funcional 3 sob a Ótica do Projeto Rumos 2015; O Observatório de Turismo e Cultura, como Estratégia de Apoio para o Desenvolvimento da Região; e A Contribuição da Pesquisa Acadêmica para a Construção do Observatório de Turismo e Cultura (Observatur). Durante o encontro, grupos de trabalho irão definir propostas e ações e elaborar a Carta da Jornada.



Fonte:   Sebrae RS



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.