Estimular a aplicação de ferramentas de gestão, que contribuam para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, e incentivar a abertura de novos negócios em Cruz Alta, município distante 347 quilômetros de Porto Alegre. Esse é objetivo do Programa de Empreendedorismo impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) – por meio do Projeto Atendimento Individual do Planalto e Norte –, em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Cruz Alta e com a Prefeitura Municipal. O programa, criado em maio de 2006 pela unidade de atendimento do Sebrae/RS, disponibiliza um conjunto de capacitações direcionadas a empreendedores que pretendem abrir seu próprio negócio ou a empresários interessados em reorganizar aspectos organizacionais de sua empresa. Na última segunda-feira (6), a unidade de atendimento do Sebrae/RS de Cruz Alta abriu uma nova turma, composta por 23 empreendedores do município.
De acordo com o técnico do Sebrae/RS, Nilson Valdir Kilpp, a primeira etapa da capacitação aborda o comportamento empreendedor, os valores empresariais e ferramentas gerenciais, com a aplicação do curso Aprender a Empreender. Na segunda etapa, o programa propõe aos participantes a elaboração de um plano de negócios, com o acompanhamento de consultores do Sebrae/RS, projetando a abertura do negócio. “Existe uma disseminação muito grande do programa no município. Essa é a quinta turma do ano. Por meio dessa capacitação os participantes têm acesso a informações necessárias para a constituição de seu próprio negócio, e também das ferramentas de gestão que podem ser aplicadas à empresa para a obtenção de melhores resultados”, destaca. De acordo com Kilpp, a primeira turma deste ano foi formada em março, de modo que a cada 45 dias novas inscrições são abertas, para atender empresários de Cruz Alta ou da região interessados na capacitação.
Elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Aprender a Empreender utiliza metodologia de educação a distância e aborda o comportamento empreendedor e os valores empresariais. Os alunos recebem um kit composto por apostila, fita de vídeo e ficha de avaliação. As lições, divididas em 10 capítulos, são apresentadas por meio de uma telenovela, que aborda as dificuldades e os desafios mais comuns para a abertura e a manutenção de micro e pequenas empresas.
O Programa de Empreendedorismo, conforme a diretora Cultural da ACI de Cruz Alta, Angela Alessio Pereira, tem conseguido mobilizar um grande número de empresários que, até então, não demonstravam interesse em participar de capacitações direcionadas à gestão de negócios, quebrando inclusive alguns paradigmas no município. “O curso é bastante direto, prático e de fácil compreensão, e bastante útil para a aplicação de ferramentas fundamentais dentro de uma empresa, como, por exemplo, o fluxo de caixa. Os participantes que conseguirem aplicar cerca de 90% dos pontos abordados pelo curso certamente serão bem-sucedidos em seus negócios”, afirma. Segundo Angela, tanto a prefeitura quando a ACI de Cruz Alta, em parceria com o Sebrae/RS, têm buscado mostrar à comunidade a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento da região e do comércio.
A sócia-proprietária da empresa Sacola de Alimentos São Jorge, Ivanice Hoffmeister, destaca que o programa tem contribuído para a reorganização de seu negócio, ampliando seus conhecimentos principalmente sobre processos de gestão. “Estou aprendendo muito. Eu não tinha conhecimento tão aprofundado sobre o setor. Agora, tenho uma base sobre o que é importante para a empresa. Aprendi a traçar metas, calcular preços e, principalmente, a planejar”, diz.
O Projeto Atendimento Individual do Planalto e Norte, tem como público-alvo candidatos a empresários e empresas de 0 a 2 anos pertencentes aos municípios de abrangência da Regional Planalto e Norte. O Projeto tem por objetivo facilitar o acesso de empreendedores ao Sebrae e seus serviços, através da disseminação do conhecimento e informação em gestão e empreendedorismo e apoiar as micro e pequenas empresas em gestão, inovação e acesso a mercados.
|