www.riogrande.com.br

Pôr-do-sol no Guaíba - Foto Carla Guimarães
          
 

 
Home| Login| Anuncie| Classificados| Notícias
 
 

VISITANTES

  Home
  Busca
  Municípios
  Novidades
  Populares
  Site Antigo
  Contato
  Chat
 

USUÁRIOS

  Cadastro
  Publicar
  Favoritos
  Minha Conta
  Postais
  Postais Grêmio
  Postais Inter
  Meu Link
  Classificados
  ClassiBR
  AnúnciosBR
  SP Virtual
  Troca Links
 
 

POPULARES


  1.  Óleo sobre tela em exposição na Galeria de Arte do TJ
  2.  Violência e evasão escolar debatidas em Estrela
  3.  MPF/RS e Defensoria Pública da União se unem para defender formandos da UFSM
  4.  Advogado condenado por tentativa de estupro
  5.  Secretário da Justiça apresenta ações do Emancipar RS
  6.  Fundação de Proteção Especial abre comemorações da Semana Farroupilha
  7.  Temporal força suspensão de audiências e prazos em Santo Antônio das Missões
  8.  Governo lança programa Rede RS Criança
  9.  Gudbem e mais três réus perante o júri
  10.  Acusados de explorar adolescentes são presos
 

ONLINE


 
 



Pesquisa personalizada




Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Justiça

Líder do Governo participa de reunião no Tribunal de Justiça

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 05/09/2008

Na manhã de hoje (5/9), o Conselho de Relações Institucionais e Comunicação Social do Tribunal de Justiça recebeu o Deputado Estadual Pedro Westphalen (PP), líder do Governo na Assembléia Legislativa. O convite ao parlamentar integra uma série de encontros com a proposição de estreitar relações do Judiciário com os demais Poderes e mídia em geral. Na pauta, a disposição de estabelecer um diálogo cada vez maior entre as instituições e buscar soluções conjuntas para assuntos comuns, como judicialização da saúde, violência doméstica, segurança pública e previdência.

O Presidente do Conselho, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, saudou o convidado: “É uma satisfação muito grande e uma honra recebê-lo”, afirmou, manifestando a intenção de que as reuniões contribuam para que se estabeleça uma interlocução efetiva.

Agradecendo o convite, o Deputado disse que têm como três verdadeiras “catedrais” a família, a igreja e a Justiça. Cumprimentou aos Conselheiros pela iniciativa, destacando a importância da abertura para ouvir outros segmentos da sociedade.

Após fazer um retrospecto de sua trajetória na Medicina e na política, externou sua intenção de fazer da liderança um organismo que auxilie o Governo a se inter-relacionar com os demais Poderes.

Prestigiou o encontro o 1º Vice-Presidente do TJ, Desembargador Roque Miguel Fank. Participaram os Desembargadores Claudir Fidelis Faccenda, Ângelo Maraninchi Giannakos e Liege Puricelli Pires, Juízes de Direito Rinez da Trindade, Gisele Anne Vieira de Azambuja e Osnilda Pisa, assessores Armando Burd, Adriana Borges Amorim e Adriana Arend, integrantes do Conselho. Também estiveram presentes o Coordenador da Liderança do Governo, Hermes Dutra, e o Coordenador da Bancada do PP na Assembléia Legislativa, Roberto Scussel.

Previdência complementar

A necessidade do diálogo entre todos os Poderes e instituições para que o Projeto de Lei que institui o regime de previdência complementar seja aprovado de forma consensual, foi um dos pontos destacados. Neste sentido, manifestaram-se os Conselheiros, o Diretor-Geral, Omar Amorim, e o Juiz de Direito Cláudio Martinewski, que integra Comissão que trata do tema.

Assegurando tratar-se de um projeto da mais alta importância, assegurou que envidará esforços para uma construção conjunta: “Não vejo outro caminho que não seja o do entendimento, acho que há possibilidade de encontrar convergência dos interesses, por meio do diálogo.”

Judicialização da saúde

A demanda judicial pelo fornecimento de remédios foi um dos pontos debatidos pelos Conselheiros, que expressaram a necessidade de se trabalhar em conjunto para buscar alternativas à questão. O Desembargador Francisco José Moesch, presente à reunião, relatou que na pauta das sessões de julgamento da 21ª Câmara Cível do TJ, a qual preside, cerca de 30% dos processos à postulação por medicamentos. “Recebemos o paciente no ‘colo’, com laudos médicos que atestam risco à vida, como vamos dizer não a esta pessoa?”, questionou. A grande demanda que aporta às Varas da Fazenda Pública também foi mencionada pela Conselheira Gisele Anne Vieira de Azambuja, Juíza que atua na 6ª Vara da Fazenda.

O Deputado anunciou a intenção de promover, em breve, um seminário para discutir a questão.

Violência doméstica

Titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar, a magistrada Osnilda Pisa destacou deficiências para o atendimento das vítimas e agressores. Informou que cerca de 90% originam-se de problemas relacionados à saúde, em especial mental, sendo necessário atendimento por uma rede de especialistas nesta área, como por exemplo psiquiatras. “A violência é uma questão de saúde pública”, alertou.

O Juiz de Direito Rinez da Trindade citou como outro grande problema a drogadição, que gera pedidos à Justiça para internações, não havendo estrutura e equipes especializadas no tratamento de dependentes químicos. Alertou que as drogas são hoje o principal problema da segurança pública.

No encerramento, o Desembargador Voltaire agradeceu a sensibilidade expressada pelo convidado sobre a importância do inter-relacionamento. O parlamentar afirmou que, na função de líder, trabalhará para o diálogo e a harmonia entre os Poderes.



Fonte:   TJRS
Fotos Adicionais



Google
 





Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)


 




 
Ajuda | Termos de Uso | Política de Privacidade | Contato | Fale a Seus Amigos

Copyright © 2001-2008, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.