www.riogrande.com.br

Pôr-do-sol no Guaíba - Foto Carla Guimarães
          
 

 
Home| Login| Anuncie| Classificados| Notícias
 
 

VISITANTES

  Home
  Busca
  Municípios
  Novidades
  Populares
  Site Antigo
  Contato
  Chat
 

USUÁRIOS

  Cadastro
  Publicar
  Favoritos
  Minha Conta
  Postais
  Postais Grêmio
  Postais Inter
  Meu Link
  Classificados
  ClassiBR
  AnúnciosBR
  SP Virtual
  Troca Links
 
 

POPULARES


  1.  Oktoberfest de Igrejinha vai distribuir lucro a entidades da região
  2.  Porte de arma poderá ser estendido a agentes fiscais
  3.  Quatro projetos do pacote de Yeda devem ser votados no início de novembro
  4.  Cotrijal chega aos 50 anos como modelo em agronegócio
  5.  Tecnólogos expõem entraves para exercício da profissão
  6.  Relatório da Subcomissão de Energia elétrica é aprovado na comissão
  7.  Sete projetos de isenção e desconto de IPVA tramitam na Assembléia
  8.  Orçamento 2008 divide opiniões na Assembléia
  9.  Marinha apresenta “A Amazônia Azul: os Recursos do Mar Territorial Brasileiro”
  10.  Bicentenário do Almirante Tamandaré é tema de palestra
 

ONLINE


 
 



Pesquisa personalizada




Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Política

Relatório da Subcomissão de Energia elétrica é aprovado na comissão

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 06/12/2007

O relatório final da Subcomissão que tratou da qualidade da energia elétrica distribuída no meio rural e em pequenos municípios foi aprovado, nesta quinta-feira (6), durante reunião ordinária da Comissão de Serviços Públicos, coordenada pelo deputado Francisco Appio (PP). 
 
O relator da Subcomissão, deputado Ivar Pavan (PT), apontou as sugestões que deverão ser apresentadas aos governos federal e estadual. Entre elas, citou a criação de um programa para financiar o aumento de carga de energia, em pequenos municípios e no meio rural, especialmente para os agricultores familiares; a cobrança de uma fiscalização mais rígida por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs),  a fim de garantir também o direito dos consumidores.
 
Aos ministérios públicos Federal e Estadual a subcomissão recomenda a elaboração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre as concessionárias, Aneel/Agergs e consumidores. A medida, segundo Pavan, visa a garantia da compensação financeira a todos os consumidores que estão recebendo energia em tensão precária; a suspensão do pagamento da energia, sem prejuízo do fornecimento, a todos os consumidores que estão recebendo energia de tensão crítica e a garantia de indenização pelas concessionárias aos cidadãos que tem histórico de equipamentos queimados.
 
O parlamentar ainda listou os principais problemas verificados em municípios do interior do Estado. “Existem resfriadores de leite que não conservam  adequadamente o produto; casos em que duas ordenhadeiras ligadas ao mesmo tempo não funcionam; cidades onde empresas param suas atividades, por volta das 17 horas, devido à energia precária e queima de equipamentos por operarem em baixa tensão”, mencionou.
 
Segundo Pavan, é possível afirmar que a qualidade de energia elétrica no meio rural é precária e foi admitida pelas distribuidoras. “As audiências no interior do Estado deixaram claro que os problemas são menores onde a energia elétrica é fornecida por cooperativas de eletrificação ou pequenas empresas e maiores onde é fornecida pelas três maiores concessionárias”, disse.
 
Os deputados ainda aprovaram o parecer favorável do deputado Ivar Pavan (PT) ao Projeto de Lei nº 167/2007, da Procuradoria-Geral da Justiça, que dispõe sobre a Lei Estadual nº 7669/82 – Lei orgânica do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Também acataram o parecer favorável do deputado Francisco Appio (PP) ao Projeto de Lei nº 190/2007, do Poder Judiciário, que cria cargos nos serviços auxiliares da Justiça de 1º grau.
 
Participaram da reunião os deputados Sandro Boka (PMDB), Pedro Pereira (PSDB), Luciano Azevedo (PPS), Carlos Gomes (PPS), Miki Breier (PSB), Paulo Brum (PSDB), Mano Changes (PP) e Fabiano Pereira (PT).
 
Audiência Pública
Na audiência pública desta quinta-feira, coordenada pelo deputado Ivar Pavan, os parlamentares debateram o decreto de reestruturação organizacional da Brigada Militar, que poderá resultar na extinção do 19º Batalhão da BM e prejudicar os serviços de segurança de bairros de Porto Alegre como Partenon, Agronomia e Lomba do Pinheiro.
 
Participaram da audiência a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Maria Celeste (PT); a deputada federal Maria do Rosário (PT); o presidente do Conselho de Segurança da Zona Leste da capital, Florenício dos Santos, além de moradores da região.
 
Devido à ausência de representantes do governo do Estado para confirmar ou não a intenção de extinguir o 19º Batalhão, a comissão deslocou-se no final da manhã até o gabinete do  secretário estadual da Segurança Pública, José Francisco Mallmann,  para buscar esclarecimentos. O encontro foi possível após telefonema do deputado Alceu Moreira (PMDB), solicitando que a comissão e participantes fossem recebidos.


Fonte:   Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Fotos Adicionais

Deputados Ivan Pavan e Francisco Appio: sugestões aos governos federal e estadual
 



Google
 





Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)


 




 
Ajuda | Termos de Uso | Política de Privacidade | Contato | Fale a Seus Amigos

Copyright © 2001-2008, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.