Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Municípios

Alcy Cheuiuche dá significado especial para a Feira do Livro de Ivoti

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 30/04/2009

Um dia após a passagem do Dia Mundial do Livro, e em clima descontraído e expectativa, centenas de pessoas acompanharam a abertura da 27ª Feira Municipal do Livro de Ivoti, na Praça Neldo Holler, na manhã de sexta-feira (24). O patrono Alcy Cheuiche surpreendeu a todos, ao iniciar a sua fala com um poema do índio Sepé Tiaraju. “O nome Ivoti é uma herança guarani e, nesta terra florida e perfumada, o povo germânico veio a fixar raízes”, justificou o autor, que já havia sido patrono da feira ivotiense em 2001 e da Feira de Porto Alegre, em 2006. O autor retorna ao evento na segunda-feira, às 14h e ficará na cidade até terça-feira. A feira ocorre até o dia 29 de abril, com diferentes atrações. Quatro livreiros apresentam diferentes títulos de livro numa estrutura que abrange também tendas de artesanato, flores e produtos coloniais e brinquedos. O autor de Ana Sem Terra, Sepé Tiaraju e Nos Céus de Paris, seguiu falando das origens do município. “Quando se arranca uma planta no chão, sempre vem terra. Os imigrantes se misturaram com a terra dos índios. Sepé (o personagem) lutou por liberdade. Os imigrantes sofriam em suas terras e vieram para cá botar fundo as suas raízes. E vieram se unir com a cultura de outros povos”, falou. “Agora, vivemos em uma união das diferentes etnias, num arco-íris cultural brasileiro”, completou. - É uma luta por liberdade, não com armas, mas com um livro debaixo do braço. Lendo, conhecemos a nós mesmos e outros povos. Através dos livros, estamos vivos”. Citando William Shakespeare e Miguel de Cervantes, Alcy Cheuiuche fez um convite: “Serão seis dias para conviver com livros, autores, professores e com vocês mesmos. Ficará na minha lembrança essa participação na feira do livro e nunca esquecerei”, finalizou, sendo muito aplaudido. O secretário de Educação e Cultura, Marcelo Augusto Fröhlich, destacou a história bonita marcada por 27 edições da Feira do Livro. “Estamos formando grande leitores e escritores que estão nas escolas, nas ruas, no Estado”, destacou. “Fazemos um convite para que possam aproveitar com intensidade esses seis dias com diferentes manifestações culturais”, afirmou. E lembrou: “Ivoti se organiza não só pela cor das flores, mas pela cor do livro e da palavra”, finalizou, destacando que a escolha do patrono e dos demais escritores foi feita pelas escolas.
 
 

OBRA PELA OBRA, NÃO PELA GLÓRIA
 
Antes da cerimônia, o autor revelou a satisfação em estar em contato com os leitores, principalmente os alunos que podem ser influenciados pelo ambiente criado na feira. “Lembro de uma frase fixada numa parede de uma escola de Alegrete: ‘Ama a obra pela obra e não pela glória que dela advirás’. Isso não saiu da minha cabeça”, contou. “Não podemos deixar de escrever, mesmo que não haja aceitação. Precisamos escrever pela obra em si”, falou, complementando que desde aquela época, as professoras foram importantes na sua formação.  



Fonte:   Prefeitura Municipal de Ivoti



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.