Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 189 convidados online.


  O que você viu

1.  Berço do cooperativismo brasileiro
2.  1º Encontro Estadual de Orquestras
3.  Estado repassa recursos da Consulta Popular a hospital de Nova Palma




Pesquisa personalizada


Você está aqui:   Home > Turismo > Serra > Região das Hortênsias > Nova Petrópolis > Informações Gerais

Nova Petrópolis: Berço do cooperativismo brasileiro

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos | Reportar Abuso


Primeira cooperativa de crédito do país.
 
Page Views: 1859
Publicação: 11/09/2007
Atualização: 11/09/2007


Linha Imperial, uma das primeiras colônias a ser ocupada pelos imigrantes em Nova Petrópolis, tem um marco cuja importância extrapola a própria história local. Ali nasceu o cooperativismo de crédito no país, numa experiência do padre jesuíta Theodor Amstad, que chegou ao país em 1890, instalando-se inicialmente em São Leopoldo.
  
 Depois de passar por diversas colônias, Amstad fundou em 1902 a Cooperativa de Crédito Caixa Rural de Nova Petrópolis, que ainda opera na cidade, representando um volume considerável das operações de crédito ali realizadas.
  
 Antes da legislação bancária das últimas décadas, que impôs muitas restrições, a poupança dessa instituição era tão expressiva, que 50% dos recursos não encontravam demanda junto ao quadro social.
  
 A cooperativa de crédito - a primeira das 34 fundadas por Amstad no Rio Grande do Sul - baseava-se no sistema Raiffeisen, muito bem sucedido na Alemanha, onde existem mais de dez mil cooperativas do gênero, tendo um Banco Central e controlando parcela muito expressiva da poupança do país.
  
 O modelo é voltado para os pequenos proprietários rurais, e a cooperativa chega a intermediar a comercialização de produtos coloniais e atua na distribuição de artigos de primeira necessidade. Em Nova Petrópolis, a cooperativa criada por Amstad conta ainda com algumas centenas de associados.
  
 Próximo à Linha Imperial preserva-se a casa onde funcionou a primeira cooperativa. No núcleo urbano dessa localidade também é preservada a casa onde morou Amstad, cujos restos mortais estão enterrados ao lado da igreja católica. Nessa igreja, o padre Theodor Amstad foi vigário.


Fonte:



Fotos Adicionais

Primeira cooperativa de crédito do país.
 


Pesquisa personalizada




Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos
Local de Votação:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o anunciante)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  Os costumes na cidade alemã
2.  Uma das cidades mais bonitas do Estado
3.  Cidade de malharias
4.  O café colonial na Serra
5.  Berço do cooperativismo brasileiro



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.



Pin It
Save on Delicious