Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Educação

Alunos da rede municipal disputam mundial de robótica

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 24/04/2009

Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, alunos da Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer, no bairro Medianeira, estarão em Dallas, nos Estados Unidos, disputando o Vex Robotics World Championship (VRWC), campeonato mundial de robótica. No final da manhã de hoje, 24, os estudantes estiveram no Paço Municipal, onde foram recebidos pelo prefeito José Fogaça. A vaga para o mundial foi conquistada em novembro do ano passado, na etapa nacional da competição, quando a equipe conquistou a primeira colocação.

Composta por seis alunos, um professor e um representante da Procempa, a equipe do Projeto de Robótica Emiliano (Prorobe) está entre as seis equipes brasileiras que disputam o campeonato, todas de escolas particulares ou patrocinadas por empresas privadas de estados como São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. “É um projeto importante da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e da Procempa, que representa uma grande conquista dos alunos e um exemplo para outros estudantes da nossa rede municipal”, disse Fogaça, ao desejar boa sorte aos competidores.

Bolsa - É o segundo ano consecutivo em que a equipe disputa a competição internacional. No ano passado, os alunos estiveram em Los Angeles, onde representaram a Capital competindo com outras 91 equipes. A equipe conta com uma bolsa-auxílio de quatro diárias em Dallas, além de receber o valor da inscrição na competição. O patrocínio é da Procempa. “É um grande prazer ir a outro país disputar uma competição, pois a robótica já faz parte da nossa rotina. Sem ela, seria muito mais difícil ter uma oportunidade de viajar para o exterior”, afirma o estudante do 3° ano do ensino médio, Bruno Seelig Gourques, de 20 anos, que pretende cursar a faculdade de engenharia metalúrgica.

Promovida pela organização internacional Vex Robotics, fabricante dos robôs do tipo Vex, o VRWC é a maior competição da categoria, agregando jovens do mundo inteiro. O campeonato internacional faz uso de um formato no qual as equipes não jogam sozinhas umas contra as outras. Por sorteio, unem-se duas equipes que jogam contra outras duas, evitando o sentimento de disputa entre os participantes, pois um grupo acaba vendo o outro como um possível companheiro. Além de conhecimentos técnicos de mecânica, informática e eletrônica adquiridos, as provas estimulam nos alunos o espírito de ajuda e de equipe.

Robótica nas escolas - Criada em 2007 nas escolas municipais, a robótica faz parte do currículo do ensino fundamental e, no ensino médio, funciona por meio de oficinas no turno inverso ao das aulas. Desde sua inserção na rede, são vários os benefícios percebidos entre os alunos. “Além dos conhecimentos técnicos de mecânica, informática e eletrônica, as provas estimulam nos alunos o espírito de ajuda e a noção de equipe”, afirmou o coordenador da Prorobe, professor Moacyr Marranghello.



Fonte:   Prefeitura Municipal de Porto Alegre



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.