Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Arte & Cultura

Atelier Livre promove encontros sobre cinema

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 04/05/2009

"Aproximações com o Cinema" é o tema do projeto "Em Anexo", que começa hoje às 19h e prevê a realização de cinco encontros (veja calendário no box abaixo) com a diretora de cinema e televisão Camila Gonzatto, no auditório do Atelier Livre (av. Erico Verissimo, 307). A promoção é da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Atelier Livre. A atividade tem entrada franca. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Desenvolvido desde 2004, "Em Anexo é um programa de encontros com especialistas de diversas áreas voltado para a exploração interdisciplinar do ato criativo. Este ano o programa promove reflexões sobre o cinema. Hoje, no primeiro encontro, estará em foco sobre a linguagem cinematográfica. O curta-metragem é o tema de 8 de junho. A adaptação da literatura para o cinema será debatida em 17 de agosto. Os outros temas são documentário (14 de setembro) e a videoarte (19 de outubro).

Programação
4 de maio
A linguagem cinematográfica
Uma conversa sobre a linguagem cinematográfica. Noções de seqüência, cena, plano, tomada. A narrativa, o tempo, a montagem. 
8 de junho
O cinema de curta-metragem
Um olhar sobre o curta-metragem e a sua produção no RS, incluindo a produção de televisão. Reflexões sobre o papel do curta: exercício ou estética?
17 de agosto                                                 
Cinema e literatura
Quais são as possibilidades de diálogo entre o cinema e a literatura? Nesse encontro, vamos pensar sobre a adaptação de textos para o cinema.
14 de setembro
O documentário
Uma discussão sobre o cinema do real. Quais são os limites entre o documentário e a ficção? Filme para conversa: Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho.
19 de outubro
O cinema e a videoarte
Intersecções entre o cinema e a videoarte a partir do trabalho de artistas que embaralham suas fronteiras: Cão Guimarães, Miranda July, entre outros. A narrativa e o tempo.

Camila Gonzatto é roteirista e diretora de cinema e TV. Estudou Publicidade na UFRGS e freqüentou o curso avançado de roteiro na Escola Internacional de Cinema e TV em Cuba. É mestranda em Teoria da Literatura na PUCRS. Escreveu o roteiro e dirigiu os filmes: Antes que Esfrie (2002); Intimidade (2004, prêmio de direção na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado e no Festival de Belém; melhor filme no Festival CineCeará); Pássaros (2007, prêmio do júri na Paralela Mostra Catálogo Dois Pontos); What are you looking for, Philip Glass (2008). É co-roteirista de As Aventuras do Avião Vermelho (longa-metragem de animação infantil, em produção). Para televisão, escreveu e dirigiu: Salão Aurora (2004); Festa de Casamento (2005); Quintana inventa o mundo (2006); É pra Presente (2006, prêmios de melhor episódio, direção e roteiro do Histórias Curtas); Loja da Esquina (série de 4 episódios, 2007); 4 Destinos (episódio Porto Alegre, RBSTV, 2008), todos da RBSTV. Foi roteirista de três episódios da série Primeira Geração (RBSTV, 2008, finalista do New York Festivals 2009 TV Programming & Promotion) e de Tratado de Liligrafia (TV Brasil, 2008).



Fonte:   Prefeitura Municipal de Porto Alegre



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.