Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Educação

Capacitação em robótica beneficia estagiários de informática

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 17/09/2007

Estudantes de informática que estagiam nas 45 Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre aprendem, de hoje, 17, a quarta-feira, 19, a montar robôs com peças lego e programá-los para que obedeçam a comandos. A capacitação, no 8º andar da Secretaria Municipal de Educação (Smed), é para que eles possam apoiar os professores nas atividades de robótica com os alunos. Quarenta estagiários participam da capacitação distribuídos, em grupos, com duas opções de horários: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.  
 
Para Suzan Monte Blanco Natério, a capacitação complementa sua formação no curso técnico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Pallotti. “No meu curso, falam muito em robótica, mas não temos nenhum contato. Esta capacitação da Smed está sendo muito interessante, pois vou poder aprender melhor a parte de programação para ajudar os professores”, afirma a estagiária, que atende no laboratório de informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice, no Bairro Humaitá.
 
Educadora da EDACom Tecnologia, Marina Venditi enfatiza que educação tecnológica não é um fim, mas meio para desenvolver muitas habilidades nos alunos, como trabalho de equipe, concentração, integração e criatividade. Explica que, cada aluno tem uma função: programador, construtor, organizador e líder. “Há um rodízio, por aula, para que os alunos possam passar por todas as funções”, comenta. 
 
A montagem do robô é sempre integrada ao que os professores estão trabalhando nas demais aulas segundo Marina. Acrescenta que a robótica possibilita trabalhar todas as áreas do conhecimento. “O relator precisa escrever  o que aconteceu na aula, e o professor de Língua Portuguesa pode aproveitar o texto para fazer com que avance nas suas aprendizagens na disciplina”, exemplifica.

Robótica nas escolas
Cada uma das 45 escolas de Ensino Fundamental recebeu, neste ano letivo,  oito kits de robótica compostos por peças lego para montagem de objetos que podem ser acionados via programação de computador elaborada por alunos e professores. Os kits incluem robôs, alimentadores (carregadores de pilhas), peças RCX (cérebro do robô), sensores de toque e luminosidade, pilhas recarregáveis e coletâneas de revistas Lego Zoom. Para trabalhar com o material, visando potencializar as aprendizagens em turmas de B30 e do 3º Ciclo, professores municipais receberam capacitação. Coordenadora do projeto de Educação Tecnológica/Robótica na Smed, Denise Eggers destaca que os alunos da rede participarão, no final de novembro, de uma etapa classificatória de robótica cujos vencedores competirão em São Paulo e, conforme o desempenho, em Atlanta, nos Estados Unidos.



Fonte:   Prefeitura Municipal de Porto Alegre



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.