A equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) que trabalha há quase dois anos na revitalização dos viadutos da cidade dedicou a terça-feira, 28, exclusivamente à limpeza das pichações que haviam sido feitas durante a semana anterior. “Periodicamente, temos que parar o trabalho de rotina para desfazer essas ações de vandalismo. O aspecto positivo é que, depois da tinta antipichação, ficou muito fácil devolver a esses locais a aparência que a cidade merece”, afirma Mário Moncks, diretor-geral do DMLU
Pela manhã foram limpos o viaduto Dom Pedro I (Borges de Medeiros/José de Alencar) e a Ponte de Pedra (junto ao Viaduto dos Açorianos), à tarde foi a vez dos viadutos Tiradentes (Silva Só/Protásio Alves) e Açorianos (Borges de Medeiros/Loureiro da Silva) e, à noite, o viaduto Loureiro da Silva (Duque de Caxias/Salgado Filho). No total, eram 28 pichações.
Desde agosto de 2007, o DMLU revitalizou totalmente seis viadutos com a tinta antipichação. Mais dois estão em fase de conclusão: no viaduto Mendes Ribeiro (Protásio Alves/Carlos Gomes), a fase final da pintura está sendo executada; e no Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes/Nilo Peçanha), o trabalho está praticamente concluído.
A seguir serão pintados os viadutos Imperatriz Dona Leopoldina (João Pessoa/Loureiro da Silva) e Ildo Menegheti (Ramiro Barcelos/Vasco da Gama), que não foram incluídos no cronograma inicial do DMLU porque estavam com obras. Depois, o trabalho chegará aos viadutos José Eduardo Utzig (Dom Pedro II/Benjamin Constant) e Celso Furtado (em Teresópolis), nas duas pontas da Terceira Perimetral.
A tinta antipichação protege a superfície onde é aplicada, impedindo que os produtos usados nas ações de vandalismo sejam absorvidos e criando uma película resistente a solventes. Assim, as pichações ficam apenas na superfície e podem ser facilmente removidas com qualquer solvente, em nada alterando a pintura original, que pode ser preparada em qualquer cor.