Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Educação

Estudantes apresentam resultados de conferência sobre meio ambiente

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 24/04/2009

Alunos e professores da delegação gaúcha que participou da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente apresentaram na noite de ontem, 23, os resultados do encontro. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e pela 1ª Coordenadoria Estadual de Educação, o encontro reuniu professores representantes das redes municipal e estadual de educação no auditório da Escola Técnica Estadual Parobé.

Os estudantes gaúchos Géssica Sá Oliveira (14 anos), Isabel Dias Hinrichsen (14) e Ismael Henrique de Campos Vilalba (13), que representaram o estado em Brasília, onde aconteceu a conferência, fizeram um relato do que mais importante foi abordado entre os dias 3 e 8 de abril. “Foi muito emocionante. Pude conhecer propostas de diversas cidades do Brasil para o meio ambiente”, disse, entusiasmado, Ismael, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira. Além das questões ambientais, a conferência teve um viés cultural. “Ainda foi possível conhecer colegas de outros locais do país, um pouco da cultura dos estados e das cidades”, comentou Géssica, do Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio. 

A professora referência do Projeto Educação Ambiental da Smed, Teresinha Sá Oliveira, ressaltou que a socialização proporcionada pela conferência tem muito a contribuir para o fomento da política nacional de educação ambiental. “Esse tipo de ação ajuda a fortalecer a educação ambiental nos currículos escolares em todos os níveis e áreas do conhecimento”, afirmou.

Carta à sociedade- No encerramento das atividades, os três estudantes leram e discutiram a Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais, criada por todos os participantes e única para todo o Brasil. “Esse documento é importante para mobilizar a população brasileira sobre as mudanças ambientais globais”, ensina Isabel, estudante do Instituto Educacional São Francisco.

Participaram da conferência 26 alunos gaúchos, de 11 a 14 anos, de diversas cidades do Rio Grande do Sul. A promoção foi dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, sob a coordenação executiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.

Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente
É uma iniciativa do órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação. Delegados de todos os estados reúnem-se, discutem temas propostos, assumem responsabilidades na proporção de seu acesso à informação e ao poder e definem ações para implementar suas idéias. Ao final, dão visibilidade às idéias das escolas participantes no Brasil, por meio de uma Carta à Sociedade.


Fonte:   Prefeitura Municipal de Porto Alegre



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.