Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > Porto Alegre > Passeio pelo Centro

Paço Municipal

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 936
Publicação: 11/09/2007

Ao lado do Mercado Público está o Paço Municipal, também chamado de Prefeitura Velha pelos porto-alegrenses (a Prefeitura Nova é o prédio alto que fica atrás dele). Concluído em 1901, dizem que ele foi um dos motivos da construção do segundo andar do mercado. É que "não ficava bem" aquele mercado baixinho, sem graça, ao lado do prédio alto e todo decorado da nova prefeitura.

Aproveite e observe a prefeitura. Na frente está a fonte que a cidade de Talavera, da Espanha, deu para Porto Alegre, nas comemorações do centenário da Revolução Farroupilha, em 1935. Bem em frente à fonte está o marco zero da cidade.

Na fachada da prefeitura, estão dois grupos escultóricos e duas estátuas isoladas. O primeiro grupo tem como elemento principal a deusa grega Deméter, ligada à agricultura e à fertilidade. Aos seus pés, estão sentadas as figuras do Comércio e da Indústria. O outro grupo é composto por uma réplica da Estátua da Liberdade, acompanhada da História (a figura à direita da estátua da Liberdade) e da Democracia (à esquerda - pelo menos ali). A figura sentada, nesse grupo, representa as ciências.

Entre esses dois grupos estão duas estátuas isoladas. Uma delas é a da República - a que tem um barrete na ponta do cajado. A segunda é a mais curiosa. É uma senhora com um ar conhecido, segurando uma balança e uma espada. Sim, é mais uma estátua da Justiça. Mas olhe bem, ela tem algo diferente. Não tem os olhos vendados. Não se sabe bem por que (ou pelo menos quem escreveu isto nunca foi capaz de descobrir), mas a justiça da prefeitura de Porto Alegre não é cega...



Fonte:   Passeio pelo centro com nossa editora, Lígia Gomes Carneiro





Fotos Adicionais




 


Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.