Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > Porto Alegre > Parques & Áreas de Preservação

Parque Farroupilha - Redenção

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 2767
Publicação: 11/09/2007

LOCALIZAÇÃO
 
 Contornado pelas avenidas João Pessoa, José Bonifácio, Osvaldo Aranha e ruas Setembrina e Eng. Luís Englert - Bairro Farroupilha.
 
 
 
HISTÓRIA E INFORMAÇÕES GERAIS
 
 O espaço ocupado pelo Parque Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção, revela, na memória dos porto-alegrenses, o processo de incorporação do Bairro Bom Fim. No entanto, o Parque é o próprio Bairro Farroupilha.
 
 Sua história teve início em 1807, quando o governador da Província de São Pedro, Paulo da Silva Gama, sob pedido da Câmara, doou à população os chamados "Campos da Várzea do Portão". Na época, o local servia como ponto de acampamento de carreteiros e descanso de tropeiros que traziam o gado para o matadouro da cidade, então localizado na área hoje conhecida como Praça Garibaldi.
 
 Em 1870 lhe foi conferida a denominação de "Campo do Bom Fim", dada a importância que a capela do Senhor do Bom Fim assumiu participando da maior festa popular da cidade, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
 
 Em 1884, para solenizar o vigoroso movimento popular de libertação dos escravos, passou a ser chamado "Campo da Redenção" e, finalmente no ano de 1935, por ocasião das comemorações do Centenário da Revolução Farroupilha, coube-lhe a atual denominação.
 
 Contando com 370.000 metros quadrados, o parque oferece um irresistível passeio entre as árvores centenárias e espécies nativas do Rio Grande do Sul e do Brasil, sobretudo durante a primavera, quando os ipês roxos e amarelos sublimam a paisagem do local.
 
 Dentre os 45 valiosos monumentos em cobre e mármore presenteados por vários países e instalados em sua área, destacam-se a fonte luminosa, produzida em Nova Iorque e inaugurada em 1935 e o Monumento do Expedicionário, de autoria de Antônio Caringi, inaugurado em 1953, representando um duplo arco do Triunfo com esculturas em relevo que homenageiam os pracinhas da Segunda Grande Guerra.
 
 Outros atrativos do Parque são o orquidário, o lago com pedalinhos, o trenzinho turístico, o mini-zoológico, os cinco playgrounds, o mini-parque de diversões infantis e os belos recantos solar, europeu, oriental e alpino.
 
 Os mais desportistas podem jogar futebol, bocha, alugar bicicletas, testar a resistência física na melhor pista pública de atletismo da cidade ou nos aparelhos de ginástica instalados no Parque Ramiro Souto.
 
 No Auditório Araújo Viana, inaugurado em 1964 e com capacidade para acomodar 4.500 pessoas sentadas, são realizados, periodicamente, eventos culturais.
 
 Aos sábados, ao longo da Avenida José Bonifácio, acontece a Feira Agro-Ecológica, onde são comercializados produtos integrais, verduras sem agrotóxicos e muitas variedades de puro mel.
 
 Já aos domingos, no mesmo local, o programa é passear pelo Brique da Redenção, uma versão porto-alegrense do Marché aux Púces, de Paris e da Feira de San Telmo, de Buenos Aires. O Brique mantém em seu prolongamento, a Feira de Artesanato e o "Artenapraça", verdadeira galeria ao ar livre. São mais de 300 bancas que expõem à venda preciosas antiguidades, artesanato e artes plásticas. O Brique é, também, tradicional ponto de manifestações políticas e culturais onde a música, o teatro, a dança, sempre encontram fiéis apreciadores.
 
 
 HORÁRIOS

 
 Fonte luminosa
 Quartas, sextas e sábados, das 19h30 às 20h30; domingos, das 10 às 12h00 e das 19h30 às 20h30.
 
 Mini-Zôo
 Terças a domingos, das 8h30 às 11h45 e das 13h30 às 16h45.
 
 Mini-Parque de Diversões
 Segundas a sextas-feiras das 14h00 às 19h00; sábados, domingos e feriados das 9h00 às 20h00.
 
 Feira Agro-Ecológica
 Sábados, das 7h00 às 13h00
 
 Brique da Redenção
 Domingos, das 9h00 às 16h00.


Fonte:  





Fotos Adicionais



 


Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.