Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 79 convidados online.


  O que você viu

1.  Porto Alegre não é área de transmissão de febre amarela
2.  CARTÓRIO SÃO VALENTIM ( OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS )
3.  Eletrocavion usa internet para atrair consumidor
4.  Santuário que esconde a onça e a anta
5.  HOTEL - POUSADA - ASSESSORIA PARA INSTALAÇÃO
6.  ESCADA MULTIUSO SUPER LADDER * 14 POSIÇÕES!
7.  CARGA DE MÁQUINA e CARGA DE MÃO DE OBRA
8.  Sede da Unicred Porto Alegre de cara nova
9.  i. STEAMER DA CONAIR * PRANCHA DE VAPOR IÔNICO!
10.  Martins e Andrade cria para Unicred Porto Alegre




Pesquisa personalizada

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Saúde

Porto Alegre não é área de transmissão de febre amarela

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 10/01/2008



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), informa que Porto Alegre não é área de transmissão de febre amarela. Muitas pessoas estão procurando os postos de Saúde da Capital para vacinação contra a doença. Na manhã de ontem, 9, cerca de 250 pessoas estiveram no Centro de Saúde Modelo buscando imunização contra a febre amarela, sendo que muitas delas não vão viajar para as áreas de risco.

 

De acordo com a coordenadora da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT), enfermeira Maria de Fátima de Bem, as pessoas só correm o risco de contrair a febre amarela quando se deslocam para áreas onde a doença é endêmica (regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil). "A vacina não faz parte da rotina de imunizações em Porto Alegre. Ela é recomendada para pessoas que viajam para áreas de risco", explicou.

 

A coordenadora ressaltou que a vacina deve ser feita pelo menos dez dias antes da viagem e dá imunidade por dez anos. "As pessoas que residem ou viajam para as áreas de risco de contaminação da doença devem fazer um reforço a cada dez anos também", frisou.

 

Sintomas e transmissão - A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda de curta duração (no máximo dez dias) e de gravidade variável. Há dois ciclos de transmissão: o silvestre (ocorre entre primatas não-humanos, em que o vírus é transmitido por mosquitos silvestres) e o urbano.

 

Dependendo da gravidade do caso, a pessoa pode sentir febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias de gengivas, nariz, estômago e intestino. A transmissão se dá pela picada dos mosquitos transmissores infectados.

 

Tratamento e prevenção - Não há medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento é sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sangüíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva.

 

A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. É administrada em dose única a partir dos nove meses de idade e é válida por dez anos. Deve ser aplicada dez dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença.

 

Pontos de vacinação para febre amarela em Porto Alegre

De segundas a sextas-feiras, das 8h às 17h:
- Centro de Saúde Modelo (Avenida Jerônimo de Ornellas, 55, fone 3289-2555); Centro de Saúde IAPI (Rua Três de Abril, 90, fone 3341-6333); Unidade Básica de Saúde Tristeza (Avenida Wenceslau Escobar 2442, fone 3268-8703).
- Aeroporto Internacional Salgado Filho (fone 3326-1598), das 8h30 às 12h.

A lista de destinos onde é exigida ou recomendada a vacinação contra febre amarela pode ser obtida no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.



Fonte:   Prefeitura Municipal de Porto Alegre



Fotos Adicionais


Pesquisa personalizada





Classificação Média dos Visitantes:    4.29 (até 5)
Número de votos: 7 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  Posto de Saúde Modelo tem novos números telefônicos
2.  Ipe-Saúde credencia 300 novos médicos
3.  Porto Alegre não é área de transmissão de febre amarela
4.  HPS promove novo curso de primeiros socorros
5.  Hospital da Ulbra em Canoas traz avanço à regionalização da Saúde
6.  Porto Alegre registra 55 casos de rubéola
7.  Curso do Programa Saúde da Família inclui prevenção da violência
8.  Escola de Saúde Pública seleciona residentes
9.  SMS confirma 82 casos de rubéola em Porto Alegre
10.  SMS intensifica ações de prevenção a dengue nas escolas



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.