Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > Porto Alegre > Passeio pelo Centro

Praça da Alfândega

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 3355
Publicação: 11/09/2007

Descendo novamente a rua da Ladeira se vai para a praça da Alfândega (já adivinhou. Não é da Alfândega. É Praça Senador Florêncio). Do lado esquerdo de quem vem da rua da Ladeira está o atual Banco Safra, que ocupa o prédio do antigo cine-teatro Guarani. Logo adiante, na esquina da rua Caldas Júnior, está o prédio do Museu da Comunicação Social Hipólito da Costa. Nesse prédio funcionava o jornal "A Federação", de Júlio de Castilhos. Posteriormente, funcionou ali a Imprensa Oficial.
 
 Seguindo pela rua da Praia se pode ir até a Casa de Cultura Mário Quintana. Mas antes vale a pena voltar um pouco atrás e terminar de visitar a praça.
 
 A praça da Alfândega alcança seu auge de beleza durante o mês de outubro - coincidentemente, quando é realizada ali a feira do livro. Os jacarandás florescem, e forram a praça de um tom azul-arroxeado. Mas mesmo fora desta época, tem seus atrativos: tem uma série de monumentos, entre eles o em homenagem à carta testamento de Getúlio Vargas. E dois prédios dignos de nota: o da antiga matriz do Correios e Telégrafos e o Museu de Artes do Rio Grande do Sul. Os dois prédios foram construídos no estilo barroco alemão.
 
 Outro prédio que merece ser visitado é o do antigo Banco Nacional do Comércio, atual Banco Santander (ex-Sulbrasileiro e ex-Meridional). Além de observar a fachada imponente, entre e veja os mármores e os vitrais franceses na clarabóia, formando uma alegoria que representa os temas do Comércio, Agricultura, Justiça e Fortuna.
 
 Incrustrada atrás desses prédios está uma paisagem perdida no tempo. Na rua imediatamente atrás do Museu está o prédio da Antiga Alfândega, também recuperado. Ao seu lado, uma curta avenida, com enormes palmeiras imperiais, leva ao portão principal do cais do porto.
 
 Era ali que desembarcavam os passageiros dos navios que chegavam a Porto Alegre. E, até a década de 40, esse era o principal meio de transporte. Portanto, a primeira visão de Porto Alegre que tinham era a da avenida com as palmeiras, desembocando na praça. O pórtico de entrada do cais , uma estrutura de ferro emoldurada por vitrais, foi encomendada em Paris no ano de 1919.

 Clique na foto à esquerda para abrir nosso visualizador, onde também podem ser vistas mais fotos da Praça da Alfândega, Banco Safra, entre outras.



Fonte:   Passeio pelo centro com nossa editora, Lígia Gomes Carneiro





Fotos Adicionais




 


Classificação Média dos Visitantes:    3.00 (até 5)
Número de votos: 4 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.