Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 84 convidados online.


  O que você viu

1.  Praça da Matriz
2.  Capão da Canoa
3.  CARTÓRIO DA 1ª VARA DE FAMÍLIA
4.  Alexandre Feliciano Bainy
5.  Itaqui
6.  POUSADA VOVÓ CAROLINA
7.  A ti, meu amigo,
8.  POUSADA TIA LEONOR
9.  São Leopoldo
10.  Vila Flores




Pesquisa personalizada


Você está aqui:   Home > Porto Alegre > Passeio pelo Centro

Praça da Matriz

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 2214
Publicação: 11/09/2007


Nada escondida está a beleza do Theatro São Pedro, bem próximo da Biblioteca, já na Praça da Matriz. Inaugurado em 1832, teve suas obras interrompidas pela Revolução Farroupilha e reiniciadas em 1850. O Theatro foi um marco da vida da capital gaúcha, e sua acústica é considerada excepcional. Neste século esteve bastante abandonado, até ser totalmente restaurado e reinaugurado na década de 80. Vale a pena visitar o seu interior. Observe a pintura do teto, com aves típicas do Estado. Há, no Theatro, um café, onde se pode recuperar as forças para continuar a caminhada e observar a paisagem da praça.
 
 Bem em frente ao Theatro, do outro lado da praça, está a Catedral Metropolitana. Sua localização é a mesma da antiga Igreja Matriz de Porto Alegre, e do antigo cemitério da capital. O principal destaque da catedral é a sua cúpula de 65 metros, com um diâmetro interno de 18 metros. Maior, só a da Igreja de São Pedro, em Roma.
 
 Ao lado do poder espiritual, representado pela Catedral, fica o poder temporal, representado pela sede do governo do Estado, o Palácio Piratini. Nele, o destaque é o Salão Negrinho do Pastoreio, com um mural do pintor Aldo Locatelli, composto de 18 partes. E, à esquerda do Palácio, a Assembléia Legislativa.
 
 Junto à Assembléia, na Rua Duque de Caxias, fica o Solar dos Câmara, construído em 1822 pelo primeiro presidente da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, o Visconde de São Leopoldo. Nele, atualmente, funciona o Centro de Documentação de História Política do Estado, ligado à Assembléia Legislativa. Uma curiosidade - o jardim do solar é o único jardim tombado pelo Patrimônio Histórico no Rio Grande do Sul.
 
 E, se o interesse é por história, o jeito é voltar atrás, seguindo pela Duque de Caxias, até o Museu Júlio de Castilhos. Situado na casa onde viveu o próprio Júlio de Castilhos, o museu abriga peças relacionadas à história do Estado. A ilustração, na entrada do RS VIRTUAL, reproduz uma tela em óleo do acervo desse museu.
 
 Dali, ao se descer a praça, indo para a Rua da Ladeira, se irá passar pelo Tribunal de Justiça. Ele, a Assembléia, o Palácio Piratini (do Governo) fazem, da Praça da Matriz, uma versão gaúcha da Praça dos Três Poderes, de Brasília. Só que com alguns acréscimos. Ali também estão o poder espiritual (a Catedral) e o poder da Arte (o teatro).

Clique na imagem à esquerda ou em alguma das imagens abaixo para abrir nosso visualizador de imagens. Ali existem diversas fotos da Catedral Metropolitana, do Palácio Piratini, Solar dos Câmara e Theatro São Pedro.


Fonte:   Passeio pelo centro com nossa editora, Lígia Gomes Carneiro





Fotos Adicionais

Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Foto: Francisco Oliveira/RS Virtual

Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Foto: Francisco Oliveira/RS Virtual

Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Foto: Francisco Oliveira/RS Virtual

Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Foto: Francisco Oliveira/RS Virtual
 

Pesquisa personalizada





Classificação Média dos Visitantes:    5.00 (até 5)
Número de votos: 2 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  Rua da Praia - Livraria do Globo
2.  Usina do Gasômetro
3.  Fotos antigas do Mercado Público de Porto Alegre
4.  Praça da Matriz - Fotos
5.  Fotos da Usina do Gasômetro
6.  Biblioteca Pública de Porto Alegre
7.  Praça da Alfândega - Carta Testamento de Getúlio Vargas
8.  Praça da Alfândega
9.  Praça da Matriz
10.  Chalé da Praça XV em Porto Alegre



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.