Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > História Gaúcha > Comunicações > Curiosidades

Primeira lista telefônica saiu no jornal

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 12285
Publicação: 08/09/2007

 A primeira lista telefônica de Porto Alegre de que se tem notícia foi publicada no jornal. E não trazia o número de telefone dos assinantes, mas apenas o nome.
 
 Essa lista foi publicada no dia 16 de setembro de 1886, na segunda página do jornal "A Federação". Nela, a "Companhia União Telephonica do Brazil, funccionando na côrte, Nictheroy, Petropolis, S. Paulo e Santos", comunicava sua instalação em Porto Alegre e o início dos seus trabalhos, convidava o público a visitar o seu escritório a qualquer hora, durante o dia, e dava a lista dos primeiros assinantes da companhia.
 
 Eram, no total, 72 assinantes, com o predomínio de firmas comerciais, médicos e figuras importantes da sociedade local. A relação inclui um grande número de figuras que, atualmente, são nomes de ruas em Porto Alegre e outras cidades gaúchas. Constam da lista nomes como Mostardeiro, Chaves Barcellos, Ernesto da Fontoura, Ramiro Barcellos. Constam, também, tradicionais nomes do comércio gaúcho, três jornais (Conservador, Jornal do Comércio e Federação), a Câmara Municipal, a Presidência da Província e a Tesouraria da Fazenda (correspondente à atual Secretaria da Fazenda).
 
 Ao contrário do sistema atual, os telefones de então não eram cobrados por tempo de ligação ou taxa mensal de manutenção. Havia uma "assinatura" anual ou trimestral, que era paga antecipadamente.
 
 Ao final da lista publicada na Federação é informado o valor dessa assinatura: 120 mil réis anuais ou 33 mil trimestrais. Esse era um valor bastante elevado para a época, pois 120 mil réis correspondiam ao salário de um funcionário público de nível médio.
 
 Mas a primeira lista telefônica que se encontra no acervo da CRT é de 1912. É uma lista pequena, com dois mil assinantes, organizada em ordem alfabética e sem classificados.


Fonte:  





Fotos Adicionais


Classificação Média dos Visitantes:    4.00 (até 5)
Número de votos: 1 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.