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Qual é a cara do público? em debate no SET da Famecos da PUCRS

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Publicação: 30/09/2009
A palestra Quem mexeu no conteúdo? Quem mexeu na minha mídia? mexeu também com a plateia, que lotou hoje (dia 29 de setembro), pela manhã, o Auditório da Famecos da PUCRS no 22º SET Universitário, em Porto Alegre (RS), para ouvir Leandro Gejfinbein, arquiteto de informação da globo.com. Por uma hora e meia, ele tratou de questões que inquietam grande parte dos grupos de comunicação atualmente: o público e suas preferências por meio das novas mídias.

 

“Hoje, a grande discussão na globo.com – e acredito que dos grandes grupos de comunicação –, é o público atual e como ele será daqui pra frente, o quanto ele ainda vai se transformar e se relacionar com a mídia”, disse Gejfinbein, formado em Publicidade e Propaganda, Design e Psicologia.

 

O doutor em Direito e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Domingos Silveira, falou sobre os direitos humanos no meio televisivo. Também Procurador Regional da República e participante do grupo de trabalho dos direitos do cidadão, escreveu uma tese de doutorado com o tema Controlar Não é Censurar, colocando em pauta a relação das emissoras com a regulação judicial da mídia brasileira. Essa regulação, segundo ele, acontece costumeiramente na Europa, e isso não significa que ocorra censura, como as redes de TV do Brasil propagam. As redes de televisão criam barreiras ao afirmar que qualquer controle estatal ou de governo sobre o meio é censura.

 

Gestão da cultura – A jornalista e relações públicas Ana Vilela, gestora da Casa Fiat de Cultura, se destaca com sua experiência em relacionamento com os diversos públicos através de estratégias culturais. “Fazer o bem e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e cultural é um dever da empresa. Isso acaba gerando benefícios para a sociedade e, por consequência, melhora a reputação da marca. Trata-se de um ganho de ambos os lados”, afirmou.

 

Para ela, as empresas buscam cada vez mais investir em cultura porque isto valoriza a marca, sua reputação com a cidadania e o relacionamento. O aumento dessas iniciativas, hoje em dia, se dá devido ao fomento das Leis de Incentivo à Cultura, aliadas a uma necessidade de se diferenciar em meio ao acirramento da concorrência.

 

O Set iniciou dia 28 de setembro e vai até dia 30 de setembro. O RBS Debates 2ª edição, sobre Diversidade cultural na produção de dramaturgia, às 20h, é aberto ao público e  vai reunir no Teatro do Prédio 40 Marcos Schetmann (diretor da novela Caminho das Índias), Carlos Gerbase (cineasta e professor da Famecos), Ana Carolina Escosteguy (professora da Famecos) e Alice Urbim (gerente de produção da RBS TV e TV Com).

 

A festa de encerramento ocorre nesta quarta (30 de setembro), a partir das 22h30, no Bar Opinião, terá a presença de cinco bandas formadas por alunos e professores da Famecos e da banda Soul Addiction.

 

O evento estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo. Realizado desde 1988, tornou-se uma referência para estudantes e profissionais.

 

A programação pode ser conferida em www.pucrs.br/famecos/set, onde há notícias, fotos e vídeos.



Fonte:   Influence Imprensa e Relações Públicas



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