Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > Porto Alegre > Passeio pelo Centro

Rua da Praia - Livraria do Globo

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 7613
Publicação: 11/09/2007

 Rua da Praia

Depois de constatar que a justiça da prefeitura não é cega e fazer algumas considerações, acertadas ou não, sobre o IPTU que você paga, suba pela Borges de Medeiros até a Rua da Praia. Que, por sinal, não é Rua da Praia coisa nenhuma. É Rua dos Andradas. Mas ninguém chama assim.

E essa é uma das características divertidas de Porto Alegre. Podem dar o nome que quiserem para as ruas, que as pessoas vão usar, também, o nome que quiserem, como se verá ao longo deste itinerário. Clique aqui para ver a foto de um dos muitos prédios bonitos da Rua da Praia.


Livraria Do Globo

Ao chegar na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua da Praia, chamada de Esquina Democrática, porque é o grande ponto de expressão da opinião pública da cidade, dobre à esquerda. Caminhe um pouquinho só, até a entrada da Livraria do Globo. E, como no Mercado Público, você verá uma obra de recuperação de um prédio de dar orgulho.

A Livraria do Globo, há muitos anos, era simultaneamente uma editora e uma espécie de livraria dos sonhos de todos os apaixonados por livros. Há menos de 20 anos, tinha salões enormes, cheios de livros. Depois, começou a mudar. Ou, literalmente, os salões começaram a mudar de lugar. Até se chegar ao melancólico ponto em que os livros foram encurralados em um cantinho, na saída do prédio que dá para a Praça XV.

Depois disto, não se sabe o que aconteceu. Ou os donos da empresa tiveram consciência de que, afinal, eram um dos marcos da cultura da cidade ou os livros se rebelaram e exigiram respeito (pessoalmente, prefiro a segunda hipótese). O fato é que a livraria foi toda reformada, os livros voltaram para a frente da Rua da Praia, e o prédio está uma beleza. Só falta um cafezinho.

Saindo da Livraria do Globo, volte para a esquina da Borges com a Rua da Praia, e siga em direção à Praça da Alfândega. Observe o prédio da antiga CEEE, entre a Borges e a rua da Ladeira. Ali funciona o Museu da Eletricidade. O museu não é grande coisa. Mas o prédio é muito bonito.

A próxima parada será na esquina da rua da Ladeira que, obviamente, não se chama "da Ladeira", mas General Câmara. Ali, observe o prédio que está escondido atrás de cartazes horrorosos. Veja a beleza de sua decoração art-noveau - enormes flores e elaborados galhos contornam sua fachada. Suba um pouco pela rua da Ladeira e dê um olhada na enorme porta, toda trabalhada. E aprenda a grande lição de Porto Alegre - aqui, as coisas estão totalmente visíveis e totalmente ocultas. Visíveis porque expostas aos olhos de todos. Ocultas porque são tão mal cuidadas que ninguém mais as vê.

Clique na imagem à esquerda ou em alguma das imagens abaixo para abrir nosso visualizador de imagens. Ali existem mais fotos da Rua da Praia, da Esquina Democrática e esquina da Rua da Praia com a Rua da Ladeira em um feriado tranqüilo porque, durante a semana, são lugares por onde passam dezenas de milhares de pessoas.



Fonte:   Passeio pelo centro com nossa editora, Lígia Gomes Carneiro





Fotos Adicionais




 


Classificação Média dos Visitantes:    2.20 (até 5)
Número de votos: 5 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.