Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Transporte

Seminário debaterá Gestão, Infra-estrutura e Logística dos Portos

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 08/04/2008

O Seminário sobre Gestão, Infra-estrutura e Logística dos Portos, promovido pelo Fórum Democrático, acontecerá no dia 11 de abril, a partir das13:30, no Teatro Dante Barone. Deputados da Região Sul do Estado acreditam que o papel do Parlamento, ao promover eventos desse tipo, é mediar conflitos entre as partes e buscar a convergência.
 
Para o coordenador do Fórum Democrático, João Gilberto Lucas Coelho, o seminário é uma ferramenta colocada à disposição da sociedade para que sejam superados os gargalos existentes visando o desenvolvimento da Região Sul do Estado."O tema dos portos foi escolhido por ser complexo, mas vital para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul", avalia Lucas Coelho.
 
O deputado Adilson Troca (PSDB), natural de Rio Grande, ressalta a importância do Porto de Rio Grande, considerado o segundo maior do país. "Para o Rio Grande do Sul, o Porto de Rio Grande é sinônimo de desenvolvimento e riqueza, pois grande parte das importações e exportações do Estado passam por ele", afirma Troca.
 
Para Troca, o Porto de Rio Grande é o futuro da economia gaúcha e cita os investimentos que o Estado vem recebendo com a construção da plataforma P-53, da Petrobrás, obras no Dique Seco, além de terminais da Votorantim e Aracruz em São José do Norte.
 
"Este seminário será importante para debater e apresentar experiências novas que possam ser aplicadas aqui no nosso port o", avalia o deputado.
 
Para o deputado Nelson Härter (PMDB), natural de Pelotas, o papel da Assembléia é fazer mediação, buscando alternativas para o desenvolvimento e ao mesmo tempo tentar estimular o setor empresarial para que use a hidrovia. Härter salienta que o passo seguinte é encontrar as alternativas para resolver a questão portuária. O parlamentar cita o caso de terminais portuários que não possuem guindastes apropriados para fazer o transporte de conteiners ou que não estão aparelhados com terminais para atracamento de barcaças.
 
"O objetivo do seminário é justamente trazer as experiências e o setor para a discussão e a partir daí, estimular para que se desafogue as nossas rodovias", diz Härter.
 
Härter fala dos investimentos da Aracruz no transporte hidroviário, utilizando este modal para fazer chegar matéria prima e produtos ao porto de Rio Grande.
 
O deputado Sandro Boka (PMDB), natural de Rio Grande, Coordenador da Frente parlamentar de Portos e Hidrovias, revela que o objetivo do seminário é trazer para a pauta uma grande discussão sobre gestão e infra-estrutura e logística de portos, aproveitando uma visão e experiência internacional que será apresentada pelo gestor de quatro terminais portuários da Holanda.
 
"Queremos que o governo federal e o governo estadual nos digam qual é o planejamento que temos para o futuro do Porto de Rio Grande", afirma Boka, referindo-se à presença de autoridades estaduais e federais que participarão do evento.
 
Boka manifesta a expectativa que, com os investimentos, o porto de Rio Grande se transforme em concentrador de cargas vindas de países do Mercosul, Paraná e Santa Catarina e que seriam embarcadas em grandes navios.
 
"O parlamento tem papel fundamental e deve atuar como mediador entre os vários conflitos que temos que superar. Dentro do Programa Sociedade Convergente temos de identificar em que convergimos ou divergimos para, juntos, acharmos uma solução de convergência", conclui Boka. 
 
O seminário contará com a participação de autoridades ligadas à àrea portuária, como é o caso do diretor da Associação dos Portos de Amsterdam (Amports), Win Ruijgh, que cumprirá uma agenda de visitas aos portos da Capital e de Rio Grande e falará da experiência holandesa em relação ao setor. Além de Ruijgh, estará presente o chefe da Agência Comercial Holandesa, Philippe J. R. Schulmann.
 
O governo federal será representado pelo secretário adjunto da Secretaria Especial dos Portos da presidência da República, José Roberto Correia Serra. O governo estadual estará representado pelo secretário da Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade.
 
Também estarão presentes representantes de empresas que atuam no setor de portos e  sindicatos de trabalhadores do setor portuário.
 
O seminário é aberto ao público e não é necessário que os participantes se inscrevam. Ao final, serão conferidos certificados de participação aos que tomarem parte no evento.
 
Programa
 
Tema: Gestão, Infra-estrutura e Logística de Portos
 
Data: 11 de abril de 2008
Local: Teatro Dante Barone (Assembléia Legislativa RS)
Horário: 13h30 min às 18h
 
14h - Abertura: Deputado Alceu Moreira - Presidente da Assembléia Legislativa
 
14h às 15h - Painel: Gestão, Infra-estrutura e Logística de Portos - Política e Investimentos.
 
Moderador: Deputado Alceu Moreira
 
Oradores: Deputado Sandro Boka, Coordenador da Frente Parlamentar de Portos e Hidrovias; Daniel Andrade, Secretário de Estado da Infra-estrutura e Logística e José Roberto Correia Serra, Secretário Adjunto da Secretaria dos Portos, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.
 
Debatedores: Wilen Manteli, Coordenador Executivo do Comitê Pró Porto RS e representantes de sindicatos dos trabalhadores portuários.
 
16h - Apresentação de Philippe J. R. Schulmann: Como o Rio Grande do Sul poderá se beneficiar da expoertise Holandesa nas áreas de infra-estrutura e logística.
 
16h15min - Palestra: Como fortalecer um Porto usando o modelo da harmoniaa, com Win Ruijgh, Diretor da Amports.
 
18h - Encerramento



Fonte:   Luiz Osellame MTB 9500 / Agência de Notícias da Assembléia Legislativa



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.