A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou hoje, 25, a existência de 82 casos de rubéola na Capital, sendo 65 homens e 17 mulheres. Até o momento, foram investigados 187 casos. A Vigilância em Saúde tem recebido cerca de 24 notificações da doença por dia, e continua realizando bloqueios vacinais em empresas, escolas, universidades e hospitais. A vacina está disponível em todos os postos de saúde para homens até 39 anos e mulheres até 49 anos.
De acordo com a coordenadora da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT) da SMS, Maristela Fiorini, a epidemia está concentrada nos homens na faixa etária dos 20 aos 34 anos, que contabilizam 53 dos 82 casos confirmados. "Os homens que não sabem a sua condição vacinal, e que não tiveram rubéola diagnosticada por exame laboratorial específico, devem procurar um posto de vacinação o mais rápido possível", alertou.
A EVDT informa que já foram aplicadas cerca de 22 mil doses de vacinas, seja em intensificação, quando não é constatada a doença, ou em bloqueios vacinais, nos casos de suspeita de rubéola. Hoje, das 18h às 22h30, o bloqueio vacinal será realizado na Faculdade São Judas Tadeu.
Sintomas e Precauções - A rubéola é uma doença incômoda e os casos suspeitos apresentam sintomas como febre, manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhado de ínguas atrás da orelha e no pescoço. - Toda pessoa com esses sintomas, independente da idade e da situação vacinal deve procurar um serviço de saúde. - Postos de saúde e ambulatórios estão orientados para o diagnóstico e pronta notificação dos casos. - Em gestantes a doença é grave, especialmente no primeiro trimestre de gestação. Pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar aborto, morte fetal, natimorto e anomalias congênitas, o que se denomina de Síndrome da Rubéola Congênita. - Essas manifestações da síndrome podem ser transitórias, como icterícia e meningonencefalite, ou permanentes, como deficiência auditiva, malformações cardíacas, catarata, ou glaucoma. - As crianças podem apresentar mais de um sinal ou sintoma.
|