Preparar a Guarda Municipal para prestar informações turísticas da cidade a moradores e visitantes é a finalidade do termo de cooperação assinado hoje, 13, entre a Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) e o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia (SindPoa).
A qualificação será feita em palestras ministradas pela equipe do Serviço de Atenção ao Turista da SMTur e passeios técnicos no Linha Turismo, city tour que percorre cerca de 20 dos principais atrativos turísticos de Porto Alegre. As aulas deverão ser iniciadas entre o final de setembro e o início de outubro. A iniciativa é parte do programa Dicas Turísticas, desenvolvido numa parceria entre a secretaria e o sindicato deste 2007. O programa já formou 310 profissionais da hotelaria e gastronomia, entre garçons, recepcionistas e atendentes, além de taxistas.
Investimento em recursos humanos - A cooperação foi assinada pelo presidente do SindPoa, Daniel Antoniolli, e os secretários municipais de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), Marco Antonio Seadi. A solenidade teve a participação de várias entidades do trade. “O turismo de Porto Alegre vive um momento importante porque as entidades do trade e a área pública estão trabalhando de forma coordenada”, afirmou Antoniolli, para quem a criação do Fórum de Governança Local do Turismo foi decisiva para que isso acontecesse.
Segundo o empresário, a ampliação da qualificação para a Guarda Municipal reforça a preparação da cidade para bem receber os visitantes. O secretário municipal de Turismo qualificou a iniciativa como resultado da criatividade. “É uma ação simples, mas básica para um destino turístico, que está sendo feita unicamente com investimento em recursos humanos.”
Na fase inicial, cerca de 50 guardas vão participar da qualificação. “Esta parceria valoriza o quadro, e dará aos guardas municipais uma nova visão sobre a cidade e o patrimônio que preservam”, disse Seadi, prevendo que o total do efetivo, de 574 guardas, deverá participar dos cursos no prazo de seis a oito meses.
|