Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Educação

Videoconferência marca início do ano letivo

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 28/02/2008

A abertura do ano letivo nas 93 escolas municipais de Porto Alegre terá transmissão inédita pela Internet. A Procempa transmitirá a videoconferência entre as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Larry José Ribeiro Alves, na Avenida Nilo Wulff, Restinga, e Afonso Guerreiro Lima, na Lomba do Pinheiro. O evento, na próxima quarta-feira, 5, a partir das 9h, contará com a presença do prefeito José Fogaça, da secretária municipal de Educação, Marilu Medeiros, e do diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, e poderá ser assistido na Web por alunos e professores de todas as escolas do município na página da Smed na Internet.

Com a estrutura montada pela Procempa, o evento terá uma videoconferência com a participação do professor Jacson Ricardo Bacchin Ilha, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima, da Lomba do Pinheiro. Ele e um aluno apresentarão, em uma conversa interativa entre as duas escolas, o trabalho desenvolvido na área de robótica. Dez escolas da rede terão telões onde a comunidade poderá ver o início das aulas em Porto Alegre on line.

De acordo com o diretor da Procempa, a realização de videoconferências entre as escolas permitirá a elas usufruírem de programas de ensino à distância. “Isso só será possível porque a Procempa implantou conexão em banda larga wireless (sem fio) à Internet em 68 das 93 escolas municipais, ação que integra o projeto Wireless Educação, executado pela companhia”, destaca Kulczynski.

Além de fornecer o link para exibição do evento pela Internet, a Procempa disponibilizará à Smed um serviço de som e captura de imagens, dois telões e um televisor de plasma em cada uma das duas escolas participantes da videoconferência.

60 mil alunos

A Rede Municipal de Ensino Porto Alegre, tem 93 escolas, sendo 53 de ensino fundamental e médio, com 3.954 e quase 60 mil alunos. Nas escolas municipais de Educação Infantil e nos Jardins de Praça, as crianças atendidas em 2007 retornaram às aulas em 7 de fevereiro. O ingresso dos novos alunos da Educação Infantil será em 10 de março.
A videoconferência será transmitida na página http://www.portoalegre.rs.gov.br. Um banner do evento lincará à transmissão. A secretária de Educação, Marilú Medeiros, diz que o objetivo é apresentar à rede as possibilidades criadas a partir dos investimentos feitos na área tecnológica em 2007. Na implantação da rede wireless nas escolas, por exemplo, foram aportados R$ 2,8 milhões.
 
Novidades - Além das duas escolas envolvidas mais diretamente na teleconferência, outras 11 oferecerão atividades lúdicas a partir das 10h com a participação do Circo Girassol, dos grupos artísticos De Pernas Pro Ar, Recrearte, Cia. Gente Falante, Oigalê, Maracatu Truvão e Boneco Dragão e apresentação de bonecos gigantes, com pernas-de-pau, malabares e tambores. A Empresa Pública de Transporte e Circulação marcará presença, na escola Larry, distribuindo materiais informativos com dicas para estimular o trânsito seguro.
Outra novidade deste início de ano é a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngüe Salomão Watnick. Inaugurada, em 20 de dezembro, em prédio provisório adaptado, na Rua Mariante, 550, Bairro Rio Branco, a escola atenderá, inicialmente, a duas turmas de alfabetização com alunos a partir de cinco anos. Também oferecerá um grupo de estudos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para familiares e responsáveis.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) prevê a entrega de 14 quadras  poliesportivas revitalizadas e uma quadra nova em escolas municipais de ensino fundamental no decorrer do ano letivo, num investimento de quase R$ 3 milhões.

Veja aqui as atrações em cada escola na volta às aulas 



Fonte:   Prefeitura Municipal de Porto Alegre



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.