Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Educação

Avaliação das escolas norteará ações para melhorar a educação

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 01/10/2007
A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, anunciou durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (1º) a realização do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).

A proposta visa aprimorar os níveis de aprendizagem nas escolas, a partir da análise de dados relativos à construção do conhecimento dos estudantes gaúchos. O Saers ocorrerá na última semana de novembro e será aplicado em cerca de 13 mil turmas da rede pública estadual. Também são esperadas até o final da semana as adesões das redes municipais e das escolas particulares interessadas em participar do Saers.

O processo de avaliação será conduzido pela Secretaria Estadual da Educação, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) e com o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS).

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais, venceu a licitação pública que definiu a instituição como responsável pela elaboração e aplicação das provas, além da divulgação dos resultados.

O Saers irá avaliar turmas de 2ª e 5ª séries do Ensino Fundamental de oito anos (ou 3° e 6° anos do Ensino Fundamental de nove anos) e, também, do 1º ano do Ensino Médio. A avaliação gaúcha passa a ser complementar à Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), que confere o rendimento da aprendizagem dos alunos da 4ª e 8ª séries do Fundamental e do 3º ano do Médio.

Melhoria
Mariza Abreu explicou que o Saers está presente no Plano Plurianual (PPA) do governo Yeda Crusius para o setor educacional. A secretária ressaltou que, entre as razões que motivaram o governo do Estado a realizar a iniciativa, está a avaliação das escolas que não são alcançadas pelos exames do governo federal. “Para alguns municípios do interior, a zona rural é muito significativa e a Prova Brasil do MEC não atinge essas regiões”, observou.

Outra motivação para implementação do Saers é a divulgação das provas, após a aplicação, tendo como objetivo instrumentalizar os professores para a correção de eventuais erros de aprendizagem dos estudantes. “É importante que as questões das provas sejam divulgadas, para que as escolas possam efetivamente aproveitar os dados e entender como essa avaliação é feita”, afirmou.

Adesão
A secretária de Educação de Nova Santa Rita, que representou a Undime na coletiva, Karin Flech Hexsel, declarou que as prefeituras estão avaliando a adesão ao Saers. “Nós esperamos que a grande maioria dos municípios junte-se à proposta”.

Ela afirmou que a opção de avaliar as turmas de 2ª série do Ensino Fundamental vai ao encontro da promoção na melhoria do processo de alfabetização dos alunos. “Temos visto que o grande problema da aprendizagem na Educação Básica vem da ineficiente alfabetização nas séries iniciais”, apontou.

O presidente do Sinepe/RS, Osvino Toillier, destacou que pela primeira vez a rede particular foi chamada para participar da concepção de um projeto de avaliação educacional. Quanto à adesão das escolas privadas, Toillier salientou que, embora o número de instituições participantes possa ser pequeno neste primeiro momento, a avaliação deste ano representa um grande passo para a maior adesão no futuro.


Fonte:   Secretaria Estadual da Educação



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    1.00 (até 5)
Número de votos: 1 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.