A MetSul Meteorologia reforça o alerta quanto ao risco de chuva excessiva e temporais - alguns de forte intensidade e com potencial de provocar danos - no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira e durante o final de semana. A instabilidade deve seguir intensa e até mesmo deve passar a extrema em alguns pontos da região. Novas áreas de mau tempo, algumas de forte intensidade, se formaram no centro do Rio Grande do Sul na madrugada desta sexta-feira. Em Arroio do Tigre, região Centro-Serra, já houve queda de granizo nesta manhã. Os índices de instabilidade projetados pelos modelos sugerem que o risco de tempo severo nesta sexta-feira é muito elevado na metade norte gaúcha, parte de Santa Catarina e do Paraná. Na tarde e noite de hoje as condições podem se deteriorar muito nestas áreas com risco de chuva localmente intensa e temporais que podem ser muito fortes em alguns pontos com possibilidade de granizo (grande em pontos muito isolados) e vendavais. O mapa abaixo mostra que na segunda metade desta sexta-feira os índices de instabilidade serão extremamente acentuados nas áreas informadas com valores de CAPE muito altos e LI de até -8 em alguns pontos.
No final de semana a instabilidade segue intensa a extrema e deve se tornar ainda mais generalizada, sobretudo no Rio Grande do Sul, com a aproximação de ar mais frio pelo sul (que deve derrubar bastante a temperatura no final do domingo e começo da próxima semana) e o avanço do ar mais quente do norte do país em direção ao estado. O risco de temporais alcançará, então, um maior número de regiões gaúchas, mantendo-se a possibilidade de tempestades – algumas fortes a intensas – com enxurradas, granizo ocasionalmente grande e vendavais. No domingo, mantém-se o risco de tempo severo, porém em menor grau no centro-sul gaúcho. O que o final de semana se encaminha para ter, além de temporais, é chuva em volumes extremamente elevados. Acumulados superiores a 150 milímetros não podem ser descartados em algumas cidades gaúchas apenas no final de semana, mas na maioria das cidades os volumes devem se situar entre 50 e 100 milímetros, o que sugere uma condição abrangente de chuva forte a intensa. O mapa abaixo com a projeção do modelo global norte-americano ilustra como a chuva deve ser abundante a excessiva no Rio Grande do Sul nas próximas 72 horas.
A chuva forte e torrencial em alguns momentos pode levar a alagamentos em áreas urbanas hoje e especialmente no final de semana. Considerando o que já choveu terça e ontem e o que se antecipa para as próximas 72 horas, diante do tempo de retardo entre a chuva precipitada nas nascentes e o solo saturado de água, é razoável ainda antecipar-se o risco de elevação de rios e córregos com possibilidade de cheias além de queda de barreiras e deslizamentos de terra em regiões serranas. O tempo melhora na segunda-feira com o ingresso de uma forte massa de ar polar que deve trazer mínimas abaixo dos 5 graus para algumas cidades gaúchas no começo da próxima semana e frio já a partir do final do domingo em parte do estado.
|