Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Educação

Conselho Estadual de Educação Indígena é tema de encontro na Secretaria da Educação

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 14/09/2007
Representantes da comunidade indígena de Tenente Portela estiveram reunidos nesta sexta-feira (14), com a chefe de gabinete e secretária adjunta da Educação, Salete Cadore, para tratar de assuntos relativos à criação do Conselho Estadual de Educação Indígena. Na ocasião, o cacique caingangue Valdonês demonstrou preocupação quando ao andamento do projeto que cria o órgão.

O encontro ocorreu na Secretaria da Educação e contou, ainda, com a participação da diretora do Departamento Pedagógico, Sônia Balzano, da coordenadora da Seção de Educação Rural, Indígena e Afro, Jeni Reck, da titular da 21ª Coordenadora Regional de Educação (21ªCRE), sediada em Três Passos, Janete Vivian, do prefeito de Tenente Portela, Rubens Marroni Furini.

A proposta que criará o Conselho Estadual de Educação Indígena está na secretaria e, em breve, será encaminhada a Casa Civil. O órgão vai assessorar a secretaria nas questões relacionadas à Educação Indígena em todos os níveis e modalidade de ensino. Reunirá representantes do Executivo e povos indígenas.

O cacique Valdonês também aproveitou o encontro para abordar questões referentes ao ano letivo de 2008. Falando em nome de sua aldeia, ele expôs a preocupação dos pais dos alunos kaingangs quanto à reorganização de turmas promovida nas escolas da rede pública estadual. "Não ocorreu nenhuma enturmação nas nossas escolas, mas queremos garantir que isso não vai acontecer no ano que vem", afirmou.

De acordo com diretora do Departamento Pedagógico, Sônia Balzano, a secretaria se comprometeu em não incluir as escolas das aldeias indígenas no processo de reorganização de turmas devido a critérios de espaço físico e cultural. "A Educação Indígena possui uma proposta pedagógica diferenciada e isso deve ser considerado", observou.

A secretária adjunta da Educação, Salete Cadore, fez questão de assegurar ao cacique que as escolas indígenas não passarão pelo processo de organização de turmas no próximo ano. "Assim como não ocorreu agora, não será feito no ano letivo de 2008", frisou. Salete explicou que a secretaria está comprometida em respeitar as especificidades de cada modalidade de ensino em nome da melhoria da qualidade na Educação pública gaúcha.


Fonte:   Secretaria Estadual da Educação



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.