Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 141 convidados online.


  O que você viu

1.  Convênio entre AL, TCE e Uvergs promove curso de capacitação para vereadores
2.  Congresso de “Direito francês e brasileiro” tem inscrições gratuitas
3.  Concurso para Oficial de Justiça do TJ tem inscrições abertas a partir desta quarta-feira
4.  As compras na Fronteira
5.  Comissão vai ajudar a resolver os impasses provocados pela construção da ETE em Osório
6.  Comissão de Serviços Públicos aprova três requerimentos
7.  Quase 20 mil homens em luta
8.  Colaboradores da Unicred Porto Alegre têm trabalhos selecionados
9.  Chuvas mataram uma pessoa no Vale do Rio Pardo
10.  Centros de Apoio com novos coordenadores




Pesquisa personalizada

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Política

Convênio entre AL, TCE e Uvergs promove curso de capacitação para vereadores

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 14/04/2009



Por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa (ALRS), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), legisladores municipais dos 496 municípios gaúchos que assumiram cargos públicos em 2009 terão a oportunidade de participar de um curso de capacitação voltado à gestão e à administração pública. Durante dez encontros, entre 16 de abril e 2 de junho, os vereadores receberão informações para atuarem no controle e na fiscalização do Poder Executivo municipal - missões legislativas estabelecidas constitucionalmente - entre outros temas.

Presidente da ALRS, o deputado Ivar Pavan (PT) elogiou a iniciativa. "É uma excelente oportunidade para a qualificação dos vereadores que, muitas vezes, se ressentem de conhecimento sobre a dimensão e os limites de suas funções. É comum os legisladores e os administradores municipais serem punidos por iniciativas que tomam com as melhores intenções e para o bem da comunidade, mas não respaldadas legalmente. Esta orientação possibilita que façam a coisa certa", disse.

Encontros
Os encontros irão ocorrer nas cidades onde estão localizados os nove Serviços Regionais do TCE. O primeiro deles será realizado em Santa Maria (16/04), seguido pelos municípios de Santa Cruz do Sul (17/04), Pelotas (28/04), Frederico Westphalen (7/05), Santo Ângelo (8/05), Caxias do Sul (12/05), Santana do Livramento (14/05), Erechim (28/05) e Passo Fundo (29/05). O encerramento ocorrerá em Porto Alegre, em 2 de junho.

Nessa série de encontros, técnicos da Assembleia Legislativa serão responsáveis por ministrar palestras. Uma delas ficará a cargo do coordenador de Assessoramento Técnico da Primeira Secretaria, Enilto dos Santos, que falará sobre Técnica Legislativa. "Eu abordarei o assunto explicando como se deve elaborar um projeto, desde sua estrutura até a forma de ser redigido para que tenha a concisão e a clareza necessárias", explicou.

Também irá contribuir com o curso o procurador-geral da Casa, Fernando Ferreira, que abordará o tema da Fiscalização do Executivo pelo Legislativo e as CPIs. "Uma das funções principais do legislador é a fiscalização e o controle. Nesse ciclo de palestras, darei destaque aos instrumentos existentes que os vereadores podem usar nesse processo, especialmente as CPIs", afirmou.



Fonte:   Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul



Fotos Adicionais


Pesquisa personalizada





Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  Tecnólogos expõem entraves para exercício da profissão
2.  Sete projetos de isenção e desconto de IPVA tramitam na Assembléia
3.  Porte de arma poderá ser estendido a agentes fiscais
4.  Quatro projetos do pacote de Yeda devem ser votados no início de novembro
5.  Cotrijal chega aos 50 anos como modelo em agronegócio
6.  Oktoberfest de Igrejinha vai distribuir lucro a entidades da região
7.  Marinha apresenta “A Amazônia Azul: os Recursos do Mar Territorial Brasileiro”
8.  Paulo Brum destaca trajetória da Rede Pampa
9.  Relatório da Subcomissão de Energia elétrica é aprovado na comissão
10.  Orçamento 2008 divide opiniões na Assembléia



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.



Pin It
Save on Delicious