Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > História Gaúcha > Comunicações > Curiosidades

Deodoro da Fonseca fez a primeira ligação em Porto Alegre

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 1929
Publicação: 08/09/2007

 A primeira ligação telefônica de Porto Alegre foi feita do local onde atualmente funciona a Biblioteca Pública Estadual. E quem disse o primeiro "alô" no Rio Grande do Sul foi uma figura muito importante da história brasileira: o general Deodoro da Fonseca. E quem recebeu essa ligação? Não se sabe ao certo. Sabe-se que, conforme as notícias da época, foi um jornal, pois o general (mais tarde marechal) ligou para os "periódicos locais". Mas exatamente qual foi o primeiro para que ligou, não se sabe, embora se possa suspeitar que tenha sido o jornal de caráter governista "A Federação".
 
 No dia 15 de setembro de 1886, em cerimônia cercada de toda a pompa e circunstância possível, o general Deodoro da Fonseca, que mais tarde iria proclamar a República e que na época era comandante do Exército do Sul e ocupava a presidência da então Província do Rio Grande do Sul, disse o primeiro "alô" em um aparelho telefônico.
 
 A ligação foi feita a partir da sede da Companhia Telefônica, que estava situada no local da atual Biblioteca Pública, na esquina da rua Riachuelo com a General Câmara. Diante dos convidados, o superintendente geral da empresa convidou o general a fazer a inauguração. Deodoro, segundo o relato de "A Federação", "fallando ao apparelho, saudou as redacções das folhas da localidade". E "A Federação respondeu a S. Ex.", cumprimentando-o e à Companhia Telefônica pela inauguração da linha telefônica da capital. A seguir, foram feitas várias ligações para as casas que já tinham telefones que, naquele momento, eram doze, embora já existissem mais de 70 assinantes. Isso mostra que a demanda reprimida por telefones no Rio Grande do Sul é também um fato histórico - começou já nos primórdios das comunicações gaúchas.
 
 Porto Alegre foi a sexta cidade brasileira a contar com telefone. Antes dela, foram instaladas linhas no Rio de Janeiro, Petrópolis, Niterói, São Paulo e Santos.


Fonte:  





Fotos Adicionais


Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.