Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 153 convidados online.


  O que você viu

1.  Diretor da Emater/RS conhece maior pomar de noz pecã da América Latina
2.  Dicas sobre a compra de itens de acabamento em uma construção
3.  Dezenas de colônias no interior e 50 mil imigrantes
4.  Destaque para o Meio Ambiente
5.  Deputados estabelecem combate às drogas como tema prioritário da comissão
6.  Deodoro da Fonseca fez a primeira ligação em Porto Alegre
7.  Curso Superior em Marketing do Senac-RS tem inscrições até 3 de julho
8.  Costume de andar a cavalo
9.  Copa Amorety: Inter B encara o cerâmica em Gravataí
10.  Conheça a biodiversidade do litoral gaúcho




Pesquisa personalizada

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Economia > Agropecuária

Diretor da Emater/RS conhece maior pomar de noz pecã da América Latina

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 24/04/2008



O diretor técnico da Emater/RS, Paulo Silva, participou, na manhã desta quinta-feira (24), em Cachoeira do Sul, de visita técnica à Pecanita Agroindustrial, proprietária, no município, de um pomar de cerca de 45 mil pés de variedades de nogueiras pecã, o maior da América Latina. A intenção é promover entre os técnicos da Emater/RS-Ascar a ampliação dos conhecimentos sobre o cultivo da noz pecã no Rio Grande do Sul e, por parte da Pecanita, despertar o interesse em organizar parcerias entre produtores rurais para o desenvolvimento de novos pomares.

“Não há dúvida que a nogueira pecã é uma alternativa muito interessante para as pequenas propriedades do Rio Grande do Sul e para outras áreas que estão em expansão. Assim, entendemos que a necessidade dos extensionistas em obter conhecimentos sólidos sobre essa cultura, assim como sobre o girassol, canola, mamoma e outras tantas culturas novas, é de fundamental importância, porque existe pressão para a implantação, seja de pomares ou de lavouras. Conhecimentos sólidos e conscientes são a base para se realizar as recomendações específicas e para estar ao lado das famílias rurais quando for necessária a assistência técnica. A obrigação da Diretoria da Emater é promover conhecimentos sobre todas as questões que envolvem a agricultura gaúcha e o nosso trabalho como extensionistas, e é nessa linha que temos pautado a Direção Técnica da instituição”, declarou Paulo Silva. Do encontro participaram ainda mais de 30 extensionistas de 23 municípios gaúchos.

Pecanita
Durante a abertura do encontro realizado na sede da empresa, na BR 153, quilômetro 402, o diretor da empresa Claiton Wallauer relatou a trajetória da Pecanita em Cachoeira do Sul. “Temos 40 anos de tradição e de incentivo à cultura, com tecnologia importada e cultivo de variedades adaptadas ao solo e clima brasileiros”, disse Wallauer. De acordo com o empresário, a Pecanita tornou-se referência internacional no manejo de noz pecã, com cerca de 500 hectares plantados com a fruta e uma produção entre 1 mil a 1.500 quilos por hectare. Em 2007, houve a primeira exportação de noz pecã para o mercado internacional. “Enviamos 100 toneladas para a China”, afirma Wallauer. Os novos mercados estão também na Índia, Japão, Europa e Estados Unidos, conforme levantamento econômico da empresa.

A Pecanita possui um total de área de 1 mil hectares, também com o plantio de arroz e soja. A empresa surgiu no início dos anos 1960, quando um dos antigos proprietários, Geraldo Link, conheceu a cultura da noz pecã em visita ao sul dos Estados Unidos e importou as primeiras mudas para o Rio Grande do Sul. Durante a visita foi apresentado o projeto Desenvolvendo Parcerias 2008, com visitas a convidar produtores para cultivo de noz pecã. “Oferecemos tecnologia e oportunidades de formação em cultivares frutíferas perenes”, argumenta Wallauer. De acordo com o empresário, para atender o mercado crescente a Pecanita está à procura de parceiros para formação de novos pomares. “A noz pecã é um bom negócio, com frutas de alto valor agregado, não perecíveis a curto prazo, perenes, com baixo custo de manejo no pomar e vasta possibilidade de consórcio”, diz. A empresa oferece compromisso de compra de safra, parceria com entidades rurais e municípios, auxílio na obtenção de linhas de crédito com bancos e orientação técnica na implantação do pomar. “O valor médio de compra da empresa é de R$4,00 a R$5,00 por quilo”, diz o diretor da Pecanita.


Fonte:   Secretaria da Agricultura e Abastecimento



Fotos Adicionais


Pesquisa personalizada





Classificação Média dos Visitantes:    5.00 (até 5)
Número de votos: 1 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  Silagem de Colostro é reconhecida nacionalmente
2.  Produção de leite já cresceu 14% no primeiro semestre de 2007 no Estado
3.  Emater e prefeitura de Bagé assinam convênio para rastreabilidade bovina
4.  Noroeste Colonial comemora Dia Estadual do Leite com seminário nesta quarta-feira
5.  Técnicos conhecem usos e costumes sobre plantas bioativas
6.  Secretaria da Agricultura faz homenagem a Paixão Cortes
7.  Seminário debate uso de plantas medicinais no controle de doenças do gado leiteiro
8.  Secretário Machado abre 40ª Expofeira em Santa Maria neste sábado
9.  Irga participa da Fenaoeste em São Borja
10.  Diretor da Emater/RS conhece maior pomar de noz pecã da América Latina



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.



Pin It
Save on Delicious