Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Arte & Cultura

Estado firma convênio com a União para reforçar inclusão social pela cultura

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 30/04/2009
Para cada real investido pelo governo gaúcho na área cultural, o Ministério da Cultura investirá mais dois. Um acordo de cooperação entre o Estado e o governo federal foi assinado pela governadora Yeda Crusius e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, nesta quinta-feira (30), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Com essa parceria, será implementado no Rio Grande do Sul o Programa Mais Cultura. "Serão muitos reais, graças ao ajuste nas finanças do Estado e à capacidade de enfrentar a crise sem nenhum corte orçamentário", salientou a governadora.

Yeda Crusius disse também que o Estado desenvolve ações culturais para inclusão social e que o governo garante os recursos necessários para a área. "Estamos destinando mais dinheiro para projetos de inclusão pela cultura", completou. Os índices culturais do Rio Grande do Sul são maiores do que a média brasileira, como no cinema, na leitura e no acesso a museus. "É um pouco melhor, mas precisa ser muito melhor", afirmou Yeda, destacando o interesse do gaúcho por cultura.

Conforme o ministro Juca Ferreira, estudos do IBGE indicam que só 5% dos brasileiros visitaram um museu alguma vez na vida, somente 13% vão ao cinema e 80% dos livros ficam nas mãos de apenas 17% da população. "É importante pensar no desenvolvimento cultural, das linguagens, da ampliação da criatividade, para que surja um ambiente favorável", afirmou. Citou ainda como aspecto fundamental a acessibilidade, para ampliar o número de brasileiros com acesso à cultura.

"Temos possibilidade de aumentar o número de pontos culturais", disse o ministro, destacando que não há um limite de cooperação com o governo gaúcho. "Quanto maior for a aproximação com a cultura, mais a população fica fora da violência", frisou. A média brasileira de despesa mensal com a cultura chega a 4,4% do orçamento, conforme o Ministério. Através do projeto Pontos de Leitura, foram selecionadas 29 iniciativas no Rio Grande do Sul, que receberão kit com livros, estantes, computador e tapete.

O programa oferece cultura para pessoas que ainda não tiveram acesso a ela. Em 2008, foram destinados ao Estado R$ 4,81 milhões pelo Mais Cultura. Serão implantadas 47 bibliotecas públicas municipais - cada uma receberá kit com acervo bibliográfico, computadores e mobiliário. Outras 21 bibliotecas serão modernizadas. Entre as atividades do programa, estão os projetos Cine mais Cultura, Conteúdos para TV Pública, Espaços de Brincar, Pontos de Leitura, Agentes de Leitura e Vale Cultura.



Fonte:   Secretaria da Cultura



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.