Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 153 convidados online.


  O que você viu

1.  Isolamento da Província esteve na origem da Revolução
2.  Orçamento 2008 divide opiniões na Assembléia
3.  Acusados de explorar adolescentes são presos
4.  Sine Porto Alegre oferece vagas de emprego
5.  OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS
6.  Sine Porto Alegre oferece diversas vagas
7.  Sine oferece 27 novas vagas de emprego




Pesquisa personalizada


Você está aqui:   Home > História Gaúcha > Revolução Farroupilha > Causas

Isolamento da Província esteve na origem da Revolução

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 4830
Publicação: 07/09/2007



Em 1835, ano em que começou a Revolução Farroupilha, a província do Rio Grande do Sul era, ainda, muito pouco povoada. Com não mais que 400 mil habitantes, tinha sua população concentrada na região da Depressão Central e no Litoral, com poucos núcleos habitacionais na zona de Cima da Serra e nas Missões, e com a Campanha ocupada principalmente por estâncias de gado.

Existiam, então, quatorze municípios: Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santo Antonio da Patrulha, Cachoeira do Sul, Pelotas, Piratini, Alegrete, Caçapava do Sul, São José do Norte, Triunfo, Jaguarão, São Borja e Cruz Alta. Entre eles, três se destacavam: Porto Alegre, capital da província; o porto de Rio Grande, por onde se fazia a maior parte das transações comerciais; e Pelotas, onde prosperava a manufatura do charque.

As comunicações eram bastante precárias. Em 1823, o charqueador Gonçalves Chaves, em seu livro "Memórias Ecônomo-Políticas", dizia que não existia uma só ponte em toda a província. A principal forma de transporte de cargas eram as carroças, que tinham que enfrentar caminhos intransitáveis durante os períodos de chuva. Isto resultava em um grande isolamento de certas regiões, como a área da fronteira com o Uruguai e Argentina que, tendo dificuldades de se comunicar com o litoral, canalizava sua produção de charque para o porto de Montevidéu.

Também se utilizavam os rios, como o Taquari, Jacuí e Caí, através dos quais se estabelecia a comunicação com Porto Alegre e, desta cidade, com o porto de Rio Grande. Em 1832 houve um considerável progresso na navegação fluvial, com a introdução de barcos a vapor. Mas a inovação, que tornava o transporte bem mais rápido do que o feito pelos veleiros, foi prejudicada pela Revolução Farroupilha, ficando quase que totalmente estagnada até o seu término.

Apesar do isolamento da província, e das diferentes zonas dentro dela, grande parte dos produtos usados no Rio Grande era importada, pois, como nas demais regiões do país, a indústria nacional era praticamente inexistente. Vinham do exterior fósforos, vassouras, pregos, sapatos etc. As classes mais abastadas podiam encontrar tecidos e acessórios vindos da Europa. O Rio Grande, por sua vez, exportava charque - principalmente para as demais províncias -, e couros, para o exterior.

O isolamento poderia dar a falsa impressão de uma província pacata, com uma vida quase parada. Isto, porém, não era verdadeiro.

Os gaúchos, durante o século passado, tiveram que lutar ferozmente com os espanhóis para garantir suas terras e, mesmo no início do século XIX, ainda enfrentavam problemas de fronteira, o último dos quais - antes da Revolução Farroupilha - tinha sido a guerra pela libertação do Uruguai, que tinha permanecido ocupado pelo Brasil entre 1817 e 1825.


Fonte:   Lígia Gomes Carneiro





Fotos Adicionais

Pesquisa personalizada





Classificação Média dos Visitantes:    3.28 (até 5)
Número de votos: 11 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  A origem do nome Farrapos
2.  Isolamento da Província esteve na origem da Revolução
3.  Na fronteira, reinava um clima de tensão
4.  Moedas falsas complicavam a economia
5.  Dinheiro gaúcho pagava até dívidas com os ingleses
6.  Descontentamento com o controle alfandegário



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.