A reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, realizada na manhã desta quinta-feira (12), aprovou a realização de três audiências públicas e também foi palco do lançamento oficial da 1ª Fenafrango. Duas audiências foram propostas pelo deputado Jerônimo Goergen (PP): uma abordará a crise do setor da suinocultura, e a outra a evolução da cadeia do leite no Estado e seus reflexos na economia. A terceira audiência tratará da vitivinicultura, e foi proposta pelos deputados Adolfo Brito (PP), Marisa Formolo (PT), Álvaro Boessio (PMDB), Kalil Sehbe (PDT), Alberto Oliveira (PMDB) e Elvino Bohn Gass (PT).
A reunião foi coordenada pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB).
Lançamento da 1ª Fenafrango
Ao todo, 22 pessoas integrantes de entidades e dos poderes públicos da Região da Produção vieram oficializar o lançamento do evento, que ocorre de 2 a 5 de abril no Parque Municipal de Exposições Wolmar Salton, em Passo Fundo. O deputado Luciano Azevedo (PPS), que é de Passo Fundo, destacou sua cidade como centro de atividades comerciais e o fato de que a Fenafrango deve ingressar no calendário de eventos do Estado. “O lançamento desta feira, aqui na Comissão de Agricultura, foi importante, pois a Fenafrango recebe a chancela e a credibilidade deste órgão” disse Azevedo.
Cadeia Produtiva
A cadeia produtiva do frango envolve mais de 20 mil produtores, que atuam desde o plantio de soja e milho para ração, até frigoríficos, abatedouros, produção de plástico para embalagens e na metalurgia para construção de granjas. Em média, são abatidos 1 milhão de aves, gerando 1.700 toneladas de carne. Este conjunto de trabalho faz com que o preço final do frango brasileiro seja o mais barato do mundo, tornando-o atrativo às exportações. Com a crise mundial muitas barreiras protecionistas caíram, o que faz com que este momento seja propício à abertura de novos mercados para o setor.
A Fenafrango surge com o objetivo de integrar a rede produtiva, buscando a qualificação de todos os setores através de cursos e palestras para troca de experiências. Os quatro dias do evento serão de intensas atividades, incluindo apresentação de cases de grandes empresas e de pesquisas nas áreas técnica e científica desenvolvidas pela Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo e pela Embrapa. São esperados de 20 a 25 mil participantes.
Participaram da reunião ordinária da Comissão de Agricultura os deputados Luciano Azevedo (PPS), Adolfo Brito (PP), Jerônimo Goergen (PP), Miki Breier (PSB), Marisa Formolo (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), Gerson Burmann (PDT), Gilberto Capoani (PMDB), Carlos Gomes (PPS), Alceu Moreira (PMDB) e Elvino Bohn Gass (PT).