Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Arte & Cultura

Livro inédito sobre a obra de Richard Wagner será lançado na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 29/10/2009

No dia 7 de novembro, às 16h, na Sala Leste do Santander Cultural, Lúcia Durães faz palestra gratuita seguida de sessão de autógrafos

Em 7 de novembro, a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre será palco do lançamento do livro O Anel do Nibelungo de Richard Wagner – Guia Prático do Ouvinte, da paranaense Lúcia Schiffer Durães. Trabalho inédito no Brasil sobre a obra de Wagner, contém uma análise literária e musical das quatro óperas que compõem O Anel do Nibelungo, seguida de comentários e trechos da partitura com os leitmotivens, no guia denominado “temas”. Às 16h a autora concede palestra com entrada gratuita na Sala Leste do Santander Cultural e a partir das 18h30 acontece a sessão de autógrafos.

A publicação de Lúcia é baseada em uma grandiosa obra de Richard Wagner, com mais de 16h de duração e que levou mais de 25 anos para ser concluída. Incluso no livro, há um CD multimídia (para CD player e computador) com a gravação em piano dos 89 leitmotiven, a tradução para português das quatro óperas em alemão, os números referentes aos leitmotiven assinalados no texto em alemão (esses números, quando clicados com o mouse, tocam os leitmotiven) e uma análise literária e musical das quatro óperas seguida de comentários, tornando a publicação didática. “É possível compreender o que Wagner quis dizer através da música e a relação da música com o texto que é cantado no palco”, diz a escritora.

O Anel do Nibelungo é uma obra fascinante, mas, ao mesmo tempo, extremamente difícil de ser compreendida em sua totalidade. Uma quantidade incrível de guias para uma perfeita compreensão da obra já foi lançada em diversos idiomas. Temos aqui o primeiro guia em português de um autor brasileiro. Neste aspecto, diversos pontos bastante espinhosos para a compreensão são aclarados com as úteis análises do livro de Lúcia. O ciclo de óperas O Anel do Nibelungo (Der Ring des Nibelungen, em alemão) é uma das obras mais importantes do compositor alemão. Tem como base a mitologia nórdica, semelhante à germânica, mas mais documentada. Música e libreto foram escritos por Wagner entre 1848 e 1874. A obra é constituída das seguintes óperas:

Das Rheingold (O Ouro do Reno – prólogo)
Die Walküre (A Valquíria)
Siegfried
Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses)

Um dos aspectos mais complexos é a enorme quantidade de leitmotiven. São mais de 80 símbolos musicais que expressam personagens, objetos e sentimentos. Essa imensa rede de temas musicais esclarece, de forma aprofundada, o que se passa na mente dos personagens, já que, em muitos momentos, não há palavras, apenas música. A orquestra apresenta claramente o ponto de vista dos personagens. Este livro resolve, de maneira bastante apropriada, a confusão musical em que o ouvinte pode se colocar, caso não saiba exatamente o que Wagner pensava sobre esses motivos musicais.

O Anel do Nibelungo é realmente uma obra impossível de ser compreendida à primeira vista. É a típica obra do autor que pretende fazer dos ouvintes não apenas um público que vai à ópera em busca de diversão, mas um público que estuda, que realiza um verdadeiro mergulho na obra, que também participa como pesquisador.

Um guia das obras de Wagner é realmente uma excelente ferramenta para se iniciar a apreciação de toda a riqueza dessa partitura. A autora começa com a mais difícil das obras, um somatório de quatro óperas. A verdadeira compreensão de O Anel do Nibelungo, mais possível através deste livro, traduzirá melhor o quão fascinante é o legado desse compositor.

“Ao assistir, em Nova Iorque, à ópera A Valquíria, de Wagner, foi grande a minha surpresa ver o Metropolitan Opera House repleto e perceber, durante o espetáculo, que a plateia parecia se encontrar num estado de contemplação hipnótico. Pensei: ‘Muitas pessoas aqui presentes estão vivenciando essas emoções somente pela sensibilidade; talvez poucas sejam as que compreendem o que estão vendo e ouvindo. Pensei também no quanto essas pessoas poderiam estar desfrutando desse espetáculo maravilhoso se conhecessem um pouco mais. Assim, surgiu a ideia de escrever um guia prático para o ouvinte,” resgata Lúcia.

A tetralogia de Wagner é considerada, em todo mundo, uma obra de arte completa, pois envolve literatura, mitologia, música, canto e demais artes cênicas. É considerada uma obra muito abrangente, pois mostra desde o início do mundo, a natureza pura, intocada e harmônica, até o apocalipse.

Fala da psique humana, do consciente e do inconsciente e de quando o homem, ao se tornar consciente, rompeu com essa harmonia, tentando impor suas regras em benefício próprio. Descreve a trajetória do homem, seus erros, sua ambição desmedida que o levam a um processo de autodestruição. A tetralogia é baseada na mitologia, objetivando a catarse, como no teatro grego, ou seja, a identificação do ser humano com os personagens e com a história, resultando no autoconhecimento.

Portanto, o livro encontra sua justificativa na universalidade e na atualidade do tema tratado na obra de Wagner, por ser uma profunda reflexão sobre a essência do comportamento humano. Na medida em que pensamos a arte como um importante instrumento de desenvolvimento, no âmbito individual e coletivo, as questões tratadas por Wagner fazem desta obra uma referência, não apenas para a música, mas para inúmeras outras manifestações artísticas, bem como para outros ramos das ciências humanas, tais como Psicologia, Direito, História, Filosofia e Antropologia.

É um trabalho que interessa a estudantes e professores, principalmente ligados a segmentos artísticos, não apenas da música, mas que investigam e trabalham com o resgate da essência humana, como a educação, a sociologia, a história, a antropologia, a psicologia e a filosofia, bem como aos apaixonados pela boa literatura.

No início do livro, a autora escreve as características significativas da obra, descreve o texto, o mito e a filosofia na parte cênica. Wagner fez uma revolução nas técnicas de encenação da ópera, com montagens cada vez mais arrojadas e inovadoras. Para tal, idealizou o teatro Bayreuth. Na música, Wagner tem o formidável poder de estimular as profundas emoções e de imprimir forte efeito sobre as reações humanas. Para ele, a música não deveria ser somente um objeto de expressão, e sim um veículo, um meio de expressão, um parceiro íntimo do drama.

Sobre a autora

Lúcia Schiffer Durães nasceu em Ponta Grossa, Paraná. É formada em Administração de Empresas pela Universidade do Paraná e pós-graduada em Direito Internacional pela Universidade d’Aix-Marseille III, onde foi bolsista da Fundação Rotária do Rotary Internacional.

Estudou piano durante muitos anos com a professora Margô Zugueib, o que possibilitou o estudo avançado de obras musicais como as de Richard Wagner. Foi aluna, por sete anos, do maestro e professor Osvaldo Colarusso, consultor e orientador musical do livro.

O Anel do Nibelungo – Guia Prático do Ouvinte
Autora: Lúcia Schiffer Durães
Editora: MusiMed
Páginas: 205
Preço: R$ 49,00
www.lucia.duraes.nom.br

Serviço

O quê? Lançamento do livro O Anel de Nibelungo, Palestra e sessão de autógrafos
Quando? 7 de novembro, sábado, a partir das 16h
Onde? Feira do Livro de Porto Alegre, Sala Leste do Santander Cultural (Praça da Alfândega, na Capital)



Fonte:   Influence Imprensa e Relações Públicas



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.