Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 129 convidados online.


  O que você viu

1.  MPF/RS e Defensoria Pública da União se unem para defender formandos da UFSM
2.  Protocolo organiza ano letivo 2008 em todas as redes de ensino do Estado
3.  Relatório da Subcomissão de Energia elétrica é aprovado na comissão
4.  BIAGINI & LINKE ADVOGADOS (Decimar da Silveira Biagini e Darcy Campos Linke)
5.  Hidrelétricas de Passo São João e São José recebem licença da Fepam
6.  Andrade trata da segurança na Rota do Sol com Comando Rodoviário
7.  familiares de PEDRO CELESTINO BARCELOS PESSOA
8.  Cotrijal chega aos 50 anos como modelo em agronegócio
9.  Banco SIM Banrisul começa a operar em mais 30 municípios
10.  Senac Canoas promove o 5º Seminário de Moda e Beleza




Pesquisa personalizada

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Justiça

MPF/RS e Defensoria Pública da União se unem para defender formandos da UFSM

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 19/09/2007



O Ministério Público Federal em Santa Maria ajuizou ação civil pública em conjunto com a Defensoria Pública da União em face da Universidade Federal de Santa Maria com pedido de liminar para que alunos formandos no 1º semestre de 2007 não sejam obrigados a realizar o Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes), também conhecido como “Provão”. Os alunos da UFSM foram prejudicados por uma decisão arbitrária do ministério da Educação que determinou que alunos que colaram grau até a data de 18 de agosto de 2007 estariam dispensados do exame. Tal decisão, entretanto, não levou em conta que diversas universidades federais (diretamente ligadas ao Mec) sofreram paralisações em virtude de greve, o que atrasou seu calendário letivo. A UFSM ficou 90 dias em greve, o que resultou em atrasos nas datas de conclusão de cursos. Alunos obrigados a fazer a prova do Enade só podem obter seu diploma de conclusão do curso após a divulgação dos resultados dos exames. No caso do Provão de 2007, marcado para novembro, quem precisar do diploma só poderá obtê-lo a partir de dezembro de 2007 ou janeiro de 2008. Os alunos de Medicina Veterinária foram especialmente prejudicados porque seu curso não dispõe de registro profissional provisório, sendo necessária a posse do diploma para o exercício da profissão. Formandos que estão esperando convocação por aprovação em concurso público, estão com entrevista de emprego marcadas e até contratos de trabalho estão literalmente reféns de uma decisão tomada pelo ministério sem maiores justificativas. A ação informa que o próprio coordenador do curso da UFSM indagou sobre a razão da data para representantes do Mec “acerca da escolha da data, sem que houvesse qualquer resposta satisfatória, sendo inclusive tachada como uma data cabalística” Nas palavras do procurador da República em Santa Maria Harold Hoppe “cientes desses retardamentos, o Ministério da Educação, através de seu Ministro, deveria ter estabelecido a isenção para os formandos do 1° semestre de 2007 e não uma data fatal”.


Fonte:   Ministério Público Federal



Fotos Adicionais


Pesquisa personalizada





Classificação Média dos Visitantes:    3.00 (até 5)
Número de votos: 1 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  Jogo do bicho motiva denúncia
2.  Violência e evasão escolar debatidas em Estrela
3.  Secretário da Justiça apresenta ações do Emancipar RS
4.  MPF/RS e Defensoria Pública da União se unem para defender formandos da UFSM
5.  Óleo sobre tela em exposição na Galeria de Arte do TJ
6.  Advogado condenado por tentativa de estupro
7.  Temporal força suspensão de audiências e prazos em Santo Antônio das Missões
8.  Gudbem e mais três réus perante o júri
9.  Governo lança programa Rede RS Criança
10.  Fundação de Proteção Especial abre comemorações da Semana Farroupilha



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.