Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > História Gaúcha > Temas Diversos > O Gaúcho > O Gaúcho no Passado

Orgulho

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 1994
Publicação: 08/09/2007

 May (1850): Todos os gaúchos têm a soberba dos antigos espanhóis e, em conseqüência das particularidades da vida que levam, são geralmente apaixonados amantes da liberdade. Cada qual julga-se uma caballero (no sentido de cavalheiro) e trata o próximo com a mais requintada cortesia, a fim de ser pelos outros tratado do mesmo modo. Ao mais pobre-diabo e mesmo aos mendigos, tratam com senhoria. O estrangeiro que supõe poder tratar um gaúcho com desdém por se julgar mais rico ou mais importante, cedo ou tarde se arrependerá. O desprezo manifestado costuma ser castigado com uma boa dose de grosseria, e se esta não produz resultado, será desventrado a faca. Uma vez porém que se trate o gaúcho de modo igualitário, ter-se-á nele, em pouco tempo, o mais fiel e dedicado dos amigos.
 
 
Charles Darwin em sua viagem no Beagle, quando na Bacia do Prata, encontrou gaúchos e o espanto da descrição é eloqüente: "Nunca vi pessoas mais orgulhosas de seu trabalho, uma atividade tão simples" .
 
 Para falar-mos aqui do Rio Grande, Schweidson, descreve perfeitamente a surpresa dos primeiros colonos judeus que chegavam da Rússia e se instalavam em Filipson em Santa Maria no século passado: - "Observaram com vivo interesse, que os gaúchos, mesmo apeados, desassociados dos voluntariosos cavalos, conservavam ainda assim uma indiscutível altivez e imponência, dando realce à firmeza e decisão dos passos, o rilhar metálico das esporas. " . Depois, Schweidson mostra como, pouco a pouco, os colonos iam sendo atraídos pelos costumes locais e aos poucos, tornavam-se também, para seu orgulho, gaúchos.


Fonte:   Evaldo Muñoz Braz





Fotos Adicionais


Classificação Média dos Visitantes:    4.67 (até 5)
Número de votos: 3 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.