Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > História Gaúcha > Comunicações > Posteamento telegráfico

Posteamento telegráfico em Porto Alegre

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 1359
Publicação: 08/09/2007

 

Veja informações do geógrafo Marcus Vinícius Albrecht Anversa, do MCT/Observatório Nacional, sobre o posteamento telegráfico de Porto Alegre. Ele é um observador do mobiliário urbano das cidades. Entre esses mobiliários está o posteamento telegráfico, que foi retirado por volta de 1974. Segue-se o seu depoimento ao RS Virtual:

"A minha curiosidade quanto ao posteamento telegráfico era o fato de que não respeitava o traçado das ruas e invadia terrenos de casas e outras edificações. A razão é que os postes telegráficos, em vários lugares de Porto Alegre, foram colocados antes da implantação do arruamento e repartições de terrenos.

O posteamento telegráfico era feito através do uso de postes metálicos importados da Siemmens Brother ( Inglaterra ) no início do século XX, por trilhos ferroviários e em tempos mais recentes, de madeira e de concreto feitos pela Cia. CAVAN.

A fiação telegráfica, para chegar ao local da transposição submersa no rio Guaíba ( Porto Alegre - Cidade de Guaíba ), que ficava ao lado da Estação do Corpo de Bombeiros e da antiga Estação das Barcas ( travessia de automóveis ), no bairro Tristeza, tinha que passar no cume do Morro Santa Teresa, no local onde se localiza a TV Piratini ( hoje TV Educativa ).

Quando eu visitava as instalações da Piratini na década de 60, observava o posteamento telegráfico passando por fora e rente à cerca da emissora, além de os postes serem de madeira. O fato é que antes de se construírem as instalações da TV Piratini, o terreno era ocupado apenas por uma antena de rádio ( da Rádio Farroupilha ) e atravessado pela fiação telegráfica. Com a implantação da emissora, em 1959, a fiação telegráfica foi colocada para o lado de fora do terreno da emissora, utilizando-se dois postes de madeira. A ultima vez que eu os observei ( na década de 80 ), lá estavam eles caídos no chão, ao lado do caminho que vai para a TV Guaíba - se o posteamento ainda existisse, teriam que fazer uma nova deflexão, pois passava no meio do terreno da referida emissora.

Com isto se tem uma conexão do posteamento telegráfico ( responsável pela comunicação com o sul do RS ) com outro meio de comunicação, que é a Televisão.

Coube à CRT, por muito tempo, a manutenção da fiação telegráfica de Porto Alegre".



Fonte:  





Fotos Adicionais


Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.