Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > História Gaúcha > Missões > 2 - Primeiras Reduções

V - Atraso de quase 50 anos na chegada ao Brasil

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 1358
Publicação: 08/09/2007

 Os jesuítas chegaram à América com algum atraso em relação a outras ordens religiosas - existem registros de que aportaram pela primeira vez, em terras espanholas, na Flórida, atual Estados Unidos, em 1567, e, no Peru, um ano depois. Na Argentina chegaram em 1586 e, no Paraguai, em 1588, setenta e dois anos após o início da colonização espanhola em áreas do atual país, que, antigamente, era o mais próspero do Cone Sul.
 
 Ao Brasil, os jesuítas chegaram pouco antes, em 1549.
 
 Tanto quanto aconteceu depois no Brasil, os espanhóis logo se interessaram por utilizar os índios como escravos, pois ainda não se instituíra o tráfego negreiro entre a África e a América. Conta-se que somente um tenente subordinado ao governador de Assunção, Martinez de Irala, subjugou, em 1557, cerca de 40 mil índios. A caça foi tão sistemática que, em 250 anos, até ao final do século XVIII, a população indígena do Paraguai caiu de um milhão para pouco mais de 8.200 pessoas.
 
 Os índios, obviamente, não se entregaram sem reagir. Em 1558, destruíram parte de Assunção, acabando por ser massacrados dois anos depois.
 
 Mas distantes da capital, em local de difícil acesso que era conhecido como Guairá, numa vasta região que ia da atual cidade de Guaíra, no Paraná, à confluência dos rios Paraná e Paranapanema - ao norte das cidades de Londrina e Maringá -, subsistiam, no entanto, pelo menos mais 150 mil guaranis, que se tornavam ameaça constante, e os espanhóis admitiam não ter condições de enfrentá-los.
 
 Quase ao mesmo tempo em que os espanhóis de Assunção chegavam a essa conclusão, o rei Felipe III, da Espanha, foi convencido pelos jesuítas a proibir a escravização dos índios, permitindo que fossem reunidos em reduções para serem catequizados. Aí eles passariam a produzir e, inclusive, a gerar impostos. Esta foi a origem das reduções e da chamada República Guarani.


Fonte:  





Fotos Adicionais


Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.