Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > História Gaúcha > Missões > 5 - Os Sete Povos

XIII - Começa a Terceira Fase das Missões

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 1268
Publicação: 08/09/2007

 Com a derrota dos bandeirantes em Mbororé e o período de calma que se sucedeu, a República Guarani passou a ganhar nova geografia, com parte dos povos que se situaram no atual território argentino (margem esquerda do rio Uruguai) voltando às terras de origem, no lado brasileiro (margem direita).
 
 Antes desses movimentos, a situação era a seguinte:
 
 GUAIRÁ, ATUAL PARANÁ: nenhuma redução. As que não foram destruídas, San Ignácio Mini e Nossa Senhora de Loreto, ao Norte, e Santa Maria a Maior e Natividad, ao Sul, mudaram-se para território argentino.
 
 TAPE, ATUAL RIO GRANDE DO SUL: nenhuma redução. Foram todas destruídas pelos bandeirantes e os índios sobreviventes migraram para a margem direita do rio Uruguai, e margens esquerda (Argentina) e direita (Paraguai) do rio Paraná.
 
 MARGEM DIREITA DO RIO PARANÁ, ATUAL PARAGUAI: de Assunção, a capital, no sentido da atual cidade de Encarnación, foram constituídas, após os diversos movimentos entre a formação de San Ignácio Guazu, a retirada do Itatim e a transmigração do Tape, as seguintes reduções - além de San Ignácio Guazu, as de Santa Maria de la Fé, Santa Rosa de Lima, Santiago, Jesus, La Santíssima Trinidad, San Cosme y San Damian e Nuestra Señora de la Encarnación de la Itapua ou, simplesmente, Encarnación ou Itapua.
 
 ENTRE-RIOS (ENTRE OS RIOS URUGUAI E PARANÁ), ATUAL TERRITÓRIO ARGENTINO: além de San Ignácio Mini e Nuestra Señora de Loreto, transmigradas do Guairá (Paraná) e Santa Maria la Mayor, transmigrada do Iguaçu, existiam as reduções de Concepción de Nuestra Señora ou Concepción, San Miguel, Corpus ou Corpus Christi, Candelária, San Javier ou San Francisco Xavier; Santos Apostoles ou Apostoles San Pedro y San Pablo; Mártires ou Santos Mártires do Japão; La Cruz ou Santa Cruz; San Carlos, San José, San Thomé, Yapeyú ou Nuestra Señora de Yapeyú ou Nuestra Señora de los Três Reyes de Yapeyú e Assunción de Nuestra Señora de Mbororé ou Assunción.


Fonte:  





Fotos Adicionais


Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.