Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > História Gaúcha > Missões > 6 - Derrocada

XVII - O Tratado de Limites e o desmantelamento das Missões

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 1121
Publicação: 08/09/2007

 A tumultuada Colônia de Sacramento, fundada por tropas portuguesas em 1680, tomada e devolvida em 1681 por forças espanholas, voltou a ser atacada a partir de Buenos Aires em 1703, depois da deflagração da guerra entre Espanha e Portugal.
 
 Como em todos os demais episódios militares do Prata desde meados do século anterior, os índios missioneiros tiveram papel decisivo, lutando sempre ao lado das forças espanholas, visto que deviam obediência e, inclusive, pagavam tributos à Coroa de Espanha.
 
 Tendo cercado completamente a Colônia durante quatro meses, os espanhóis e guaranis receberam-na, sem luta, em março de 1705. Mas, em 1716, foi novamente devolvida, e sem um encerramento dos incidentes: por ordem do governo de Buenos Aires, os índios missioneiros atacaram a Colônia nos anos seguintes e em 1735 voltaram a cercá-la, tomando-a dos portugueses e procurando, nesse meio tempo, impedir que estes também colonizassem Montevidéu.
 
 Os índios missioneiros não só impediram a aproximação dos portugueses da atual capital uruguaia como ajudaram a construir a cidade para a instalação de casais oriundos das Ilhas Canárias. Não puderam impedir, no entanto, que os portugueses se fortificassem na cidade de Rio Grande e, a partir da colonização de casais açorianos, passassem a ocupar todo o atual litoral gaúcho.
 
 A maior ameaça contra a República Guarani, porém, ainda seria a Colônia de Sacramento.
 
 Em 1750 uma filha do rei da Espanha casou com um filho do rei de Portugal, união suficiente para colocar um fim às hostilidades entre os dois países. Antes mesmo da concretização do casamento, a celebração do chamado Tratado de Madri, em janeiro de 1750, assegurava a paz com uma troca que colocaria abaixo a república dos índios: a Espanha ficaria com a Colônia do Santíssimo Sacramento, uma pequena área de terras com uma fortaleza e modesta povoação, e dava em troca os chamados Sete Povos das Missões, no atual Rio Grande do Sul, compreendendo sete cidades, algumas com indústrias primitivas formadas pelos jesuítas e índios.


Fonte:  





Fotos Adicionais


Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.