Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Educação

Yeda explica a alunos do Ensino Fundamental o que é o déficit zero

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 16/10/2008
Na Escola de Ensino Fundamental Gomes Carneiro, na Vila Ipiranga, em Porto Alegre, a governadora Yeda Crusius voltou à cátedra, na manhã desta quinta-feira (16). Em uma sala de aula com 20 alunos da quarta série, Yeda assumiu o papel de professora para explicar, pedagogicamente, com apoio de um mapa do Rio Grande do Sul e de jogos didáticos (quebra-cabeça e memória), noções básicas de gestão. A principal lição foi: não gastar mais do que se ganha e, assim, fazer mais com menos. Desta forma, ofereceu aos estudantes uma síntese das metas do seu governo para um futuro melhor ao Rio Grande do Sul e o significado de cada um dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado.

Yeda começou a aula - assistida pela secretária da Educação, Mariza Abreu - fazendo um resumo da sua vida até vencer as eleições ao Governo do RS. Depois, afirmou: "Hoje, vocês vão me ajudar a resolver alguns dos problemas do Rio Grande do Sul". A governadora distribuiu aos alunos exemplares de O Plano de Dona Margarida e Seus Amigos - uma cartilha contendo a história do personagem Lucas, os problemas do seu estado e a dificuldade dos seus pais em traduzir uma saída para a crise. Os pais resolvem levar o filho para conversar com Dona Margarida, que é conhecedora da situação e aponta a causa da desordem: gastava-se mais dinheiro do que a população pagava em impostos.

Na interação com os alunos, a causa do problema - gerado por gastos exagerados com água, luz, telefone, gasolina etc - é identificada e atacada por um plano elaborado por Dona Margarida e seus amigos para equilibrar as contas e arrumar a casa. Lucas gosta e sugere aos seus pais fazerem o mesmo em casa.

Yeda Crusius apresentou aos estudantes um quebra-cabeças em que cada peça mostrava uma das dificuldades enfrentadas pelo Estado. Cada aluno leu uma delas para todos e encaixou a ficha em uma região do Rio Grande do Sul constante no mapa. Por fim, a governadora distribuiu um jogo de memória para cada aluno, com 24 peças contendo os Programas Estruturantes - que contemplam 12 áreas, dentro dos eixos de desenvolvimento social, desenvolvimento econômico sustentável e finanças e gestão pública.



Fonte:   Palácio Piratini



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.