Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 94 convidados online.


  O que você viu

1.  São Marcos
2.  São Luiz Gonzaga
3.  São Luiz Gonzaga
4.  São Lourenço do Sul
5.  São Lourenço do Sul
6.  São Leopoldo
7.  Município amplia tratamento de esgoto em 2009
8.  São José dos Ausentes
9.  São José do Sul
10.  São José do Ouro




Pesquisa personalizada


Você está aqui:   Home > Municípios > História

História do Município:   São Marcos

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 298
Publicação: 10/09/2007


As terras do município de São Marcos tiveram o mesmo povoamento da região de Caxias do Sul. Em 1883, foi iniciado o povoamento do atual município de São Marcos. As primeiras migrações foram de poloneses, depois de italianos. A denominação foi desde o início "São Marcos", sendo este, o Padroeiro local. O Distrito progrediu muito no setor agrícola, sob o trabalho dos colonos italianos, sendo a uva, o trigo e o milho, seus principais produtos. Em conseqüência desse progresso, em 9 de outubro de 1963, foi feita a emancipação de um dos distritos de Caxias do Sul, transformando-se no município de São Marcos. O livro do Gênesis diz que Deus chamou à existência todas as coisas. Ao homem coube a24 tarefa de dar nome a cada ser em particular. Com os primeiros habitantes que chegaram em São Marcos a chamaram assim? Ele sempre foi conhecido por este nome? Qual a origem do nome São Marcos? No ano de 1975, por ocasião da Semana de São Marcos, publicou- se no Correio do Povo um artigo com o título "Pergunta Histórica". Nele o autor interrogava: quem deu nome a esta terra? Provém do Rio que banha São Marcos? É algo que lembra a República de Veneza? Foram os Jesuítas? Essas perguntas continuam no ar sem respostas, tentaremos responder pelo menos em parte. A denominação São Marcos aparece, pela primeira vez, num documento de 1790, referente a Fazenda Souza. O rio, que é um dos limites do território, é chamado de São Marco. A mesma denominação recebe um potreiro que está na região. O teor deste documento, a expressão Marco que pode ter derivado do castelhano e a presença de jesuítas espanhóis na região nos levam à hipótese de que estes teriam denominado o rio, e o rio que deu o nome à região e, posteriormente à colônia.

Fonte dos dados:




Pesquisa personalizada




Classificação Média dos Visitantes:    1.00 (até 5)
Número de votos: 1 Votos
Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  Viamão
2.  Alegrete
3.  Cachoeirinha
4.  Santa Maria
5.  Cacequi
6.  Nova Petrópolis
7.  Vicente Dutra
8.  Rio Grande
9.  Venâncio Aires
10.  Triunfo



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.



Pin It
Save on Delicious