Há uma história curiosa sobre os padroeiros, que está explicada na história de São Pedro do Sul. A história começa no ano de 1920, com a chegada de famílias luso-brasileiras que se instalaram no município, ou seja, no interior do mesmo, mas sabe-se que todo o município já estava sendo povoado por famílias denominadas caboclas que contribuíram para o povoamento de São Martinho. Se preocupavam apenas com a sobrevivência desmatando e extraindo a erva-mate nativa. Aos poucos, esses caboclos foram abandonando suas terras ou expulsos de suas propriedades para dar lugar aos novos colonizadores que começavam a chegar a este local. Em meados de 1935, o lugar tornou-se conhecido quando foi concluído o estradão que ligou São Martinho, que era conhecido como Vila Nova da Serra a Boa Vista do Buricá. Os primeiros imigrantes que aportaram a esta terra, eram, na sua maioria de origem germânica. Em meados de 1939 a 1940, grande número de colonos começaram a chegar a estas terras, sendo atraídos pelos aspectos geográficos, terrenos pouco acidentados, solo fértil, terra barata e fácil de trabalhar, pouco mato, em sua maioria macega, onde na época, ainda viviam grandes bandos de macacos, antas e veados. Sua denominação atual, originou-se do Padroeiro "São Martinho", que foi um célebre bispo da Igreja Católica que viveu na França. É conhecido como a cidade das flores. A origem predominante de seus habitantes foi alemã.
Mais informações
A origem de seu nome é uma homenagem ao Forte "San martin", da Coroa Espanhola, que com o tratado Sto. Ildefonso passou à Coroa Portuguesa.
Surge na história como acampamentos indígenas missioneiros, militares, tropeiros e carreteiros, viajantes da época.
Os índios assim o denominavam: Caá-rô-quê, que quer dizer, "Porteira do Mato".
Caá - guapí - ro - quê, que quer dizer "Porteria Grande do Mato".
Caá - yura, que significa "Boca" o que justifica a origem indígena.
Os espanhóis denominavam de São Martinho de Cima da Serra.
Os primeiros homens brancos a pisarem este chão foram os jesuítas, no ano de 1626, quando fundaram a redução de São Miguel (espanhola, Padres Pedro Romero, Paulo Benevides, Miguel Bertol e Cristóvão de Mendonza, trouxeram os primeiros bovinos cabendo ao padre Mendonza o título de Patrono das Estâncias Gaúchas.
Em seguida o gado procriou-se rapidamente formando as vacarias e despertando o interesse do centro do Brasil que sofria a queda do ciclo da cana-de-açúcar, ouro e café, fazendo surgir ciclo dos tropeiros, bandeirantes do centro do país incursionaram nesse território, na procura de ouro, caça de índios para escravizá-los e também para arrebanhar gado no farto rebanho do sul.
Em 22 de março de 1756, a Comissão demarcadora de limites comanda por Gomes Freire de Andrade chega no município e no dia seguinte inicia a abertura de uma picada ligando os campos de cima da serra os do litoral, tornando São Martinbo ponto obrigatório de passagem e pousada das expedições militares da época, tropas, carreteiros viajantes que se alternavam das missões para fronteira e vice-versa.
|