Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 101 convidados online.


  O que você viu

1.  São Nicolau
2.  São Miguel das Missões
3.  São Martinho da Serra
4.  Atrativos Turisticos de São Luiz Gonzaga
5.  São Lourenço do Sul
6.  Museu Histórico Municipal
7.  São Leopoldo
8.  Serviços da Prefeitura de São Leopoldo no feriado do Dia do Trabalho
9.  São José dos Ausentes
10.  São José do Sul




Pesquisa personalizada


Você está aqui:   Home > Municípios > Turismo > Atrativos Culturais

Atrativos de São Nicolau

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |



Esta página foi vista: 526 vezes
Publicação: 26/09/2007


RUÍNAS DA REDUÇÃO JESUÍTICA DE SÃO NICOLAU
Restos da construção da Igreja Jesuítica voltada para o norte, com parte de suas colunas de sustentação, alicerce, altar-mor e parte do piso em ruínas, mas que podem ser identificados. Encontram-se também as paredes do prédio onde funcionava o cabildo, o sistema de esgoto da redução e a adega jesuítica. Localiza-se na Praça Padre Roque Gonzales.

SOBRADO DA FAMÍLIA SILVA
Construído no início do século XX, com pedras oriundas das Reduções. Neste sobrado nasceu o CTG 1º Querência do Rio Grande, fundado pelo Capitão João Silva. Por ocasião da Revolução dos Pinheiros em 1919, possui ainda marcas de balas mosquetes. Localiza-se na esquina das ruas Ademar Silva e Salvador Pinheiro Machado. Informações pelo fone: (55) 3363-1133.

IGREJA MATRIZ CATÓLICA
Local onde estão expostas três imagens sacras da estatuária jesuítica: Santo Antônio, Santo Izidro e Senhor dos Passos.

PASSO SANTO IZIDRO
Local onde pela primeira vez passaram os Jesuítas, há um projeto para formação de trilhas.

CAMINHO DAS MISSÕES
O Caminho das Missões é um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guarani. No percurso estão três Patrimônios nacionais: Sítios arqueológicos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuís), e um Patrimônio da Humanidade, São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente a Catedral Angelopolitana. Informações nas prefeituras dos municípios envolvidos.

MUSEU HISTÓRICO MISSIONEIRO
"Fragmentos de uma civilização", exposição composta de 3 vitrinas com cerâmica guaranítica, uma com materiais de ferro da fundição jesuítica e uma com amostras de piso e lápides de túmulos com inscrições em tupi-guarani. Em pedra de arenito são duas pias batismais esculpidas por indígenas. Há fotos das escavações feitas pelo IPHAN em 1979.
Endereço: Praça Padre Roque Gonzales
Fone: (55) 3363-1110
Horário de Atendimento: das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira.

Outros atrativos

ROTA MISSÕES
Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.
Em 1750, com o Tratado de madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: "...esta terra tem dono!"
Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens. Municípios participantes: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio da Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missõs, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.
Informações sobre a Fundação dos Municípios das Missões
Endereço: Av. Venâncio Aires, 1615
Caixa Postal 324
Fone/Fax:(55) 3381-1294/ 3312-2649
E-mail: missoes@rotamissoes.com.br/ santoangelotur@via-rs.net
Site: http://www.rotamissoes.com.br

ROTA CAMINHO DAS MISSÕES
O Caminho das Missões ém um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuíto-Guarani. No percurso, estão três patrimônios nacionais: sítios arqueólogos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuís), e um patrimônio da humanidade, São Miguel Arcanjo, no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente a catedral Angelopolitana.
Muito mais que um passeio turístico, o Caminho das Missões é um roteiro interativo, onde a superação dos desafios pessoais proporcionam uma experiência inigualável de liberdade e auto-conhecimente, abrindo nova dimensão na busca do crescimento interior, da realização profissional, do conhecimento histórico, da interação com o meio e com o outro. A rota foi concebida pela agência Caminho das Missões e algumas empresas comercializam o pacote.
Não é necessária a contratação de serviços de uma agência de viagens para se percorrer o caminho.
Informações: Santo Ângelo
Agência Caminho das Missões
Endereço: Rua marquês do Herval, 1061
CEP:98801-640
Fone:(55) 3312-9632/ 9978-2631
Email:caminho@caminhodasmissoes.com.br
Site: http://www.caminhodasmissoes.com.br


Fonte:   Secretaria Estadual de Turismo, Prefeitura ou colaboradores.




Fotos adicionais


Pesquisa personalizada




Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos
Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  Viamão
2.  Sapiranga
3.  Veranópolis
4.  Dom Feliciano
5.  Rio Grande
6.  Santana do Livramento
7.  Farroupilha
8.  Montenegro
9.  Vila Maria
10.  São Borja



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.



Pin It
Save on Delicious