Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     






     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Site Antigo   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda






  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos

Anuncie gratuitamente no maior site brasileiro de classificados




  Usuários Online

convidado !
Temos agora 0 usuário(s)
e 96 convidados online.


  O que você viu

1.  Tapera
2.  Tapejara
3.  Soledade
4.  Sobradinho
5.  Silveira Martins
6.  Severiano de Almeida
7.  Sete de Setembro
8.  Sertão
9.  Sertão Santana
10.  Sério




Pesquisa personalizada


Você está aqui:   Home > Municípios > História

História do Município:   Tapera

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 388
Publicação: 10/09/2007


Alberto Schmitt, ao se instalar na região para proceder à medição e à colonização das áreas de terras, escolheu um desmatado, naquela época o local já era conhecido como Tapera. Nome dado em virtude de existir, próximo ao acampamento de Schmitt, mais especificamente na esquina da hoje rua Coronel Gervásio, uma casa antiga e abandonada. Esta casa abandonada, aldeia extinta, constituía-se em uma passagem de que mvinha de Cruz Alta. Os viajantes que por ali passavam, paravam no rancho para descansar à sombra e tomar água, pois a uns sessenta metros havia um arroio, hoje chamado de arroio tapera, esta história é confirmada pela versão do padre Batistella, segundo testemunho oral de geração para geração. O certo é que a denominação Tapera, já existia e era conhecida, pois no mapa da Colônia Alto Jacuhy consta Tapera para denominar uma das sedes de colônia. O rancho citado tinha, aproximadamente cinco por quatro metros, era de chão batido, com duas águas e paredes de madeira lascada, tinha uma porta para o lado norte e pequena abertura no oitão, era coberto de taboinhas de pinho, também lascadas, tendo orientação leste-oeste. A vinte metros de distância pelo lado nordeste, estendia-se uma fileira de pessegueiros e de marmeleiros já adultos. Em lugar da floresta antiga, um cerrado capoeiral, com aproximadamente trezentos metros de comprimento, em sentido norte-sul por cento e cinqüenta metros de largura.Segundo contam o tal rancho foi construído por volta de 1890, por Anástico Lopes, conhecido como "Castelhano", foragido da lei.

Fonte dos dados:




Pesquisa personalizada




Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos
Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




Quer contribuir com o RS Virtual, enviando fotos ou dados? Entre em contato com a administração do site. Ajude a divulgar nossa terra.






  Contato com o Site



Nome:  

E-mail:  




  Mais Populares

1.  Viamão
2.  Alegrete
3.  Cachoeirinha
4.  Santa Maria
5.  Cacequi
6.  Nova Petrópolis
7.  Vicente Dutra
8.  Rio Grande
9.  Venâncio Aires
10.  Triunfo



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos | Itens Populares | Novidades | Favoritos | Chat

Copyright © 1995-2012, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.



Pin It
Save on Delicious