Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > Turismo > Litoral > Torres

Torres: A economia do município

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos | Reportar Abuso

Page Views: 4697
Publicação: 11/09/2007
Atualização: 11/09/2007

Visão Geral
 

 Torres apresenta uma das mais valiosas forças econômicas da área nordestina do Estado do Rio Grande do Sul. A cidade prospera no comércio, na indústria, na construção civil, no artesanato e no turismo.
 
 A principal atividade do município é o turismo, representando praticamente 40% da receita total. Na zona rural há a produção de arroz, fumo, banana, entre outras culturas, além da produção pecuária de suínos, bovinos e leite, representando aproximadamente 15% da economia do município. A indústria baseia-se na produção de móveis e esquadrias, bem como na construção civil, representando em torno de 5% da atividade econômica . O comércio é essencialmente varejista, com um percentual de 31%, além do comércio atacadista, que representa 7% da economia. Os restantes 2% são de indústria extrativa mineral, indústria de beneficiamento e outras atividades.

 
 
 
Agricultura
 

 
Sua agricultura é rica e farta, produzindo arroz, feijão, milho, banana, tomate, fumo, cana-de-açúcar e mandioca. Tem crescido muito a produção de tomate, pimentão, repolho e cenoura. Na produção de animais de corte, destacam-se os bovinos.
 
 
 
Turismo
 

 
Torres, pelas suas belezas naturais, seu clima delicioso, a vastidão de suas brancas praias, atrai milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e também dos países vizinhos.
 
 O aproveitamento turístico do município está baseado atualmente em princípios modernos de Eco-Turismo, e em suas belezas naturais, com enfoque ao Turismo Cultural e de aventura.
 
 O município se destaca por apresentar todos os aspectos geológicos, ambientais, paisagísticos e culturais. Eles se estendem da formação rochosa, que compõe um aspecto único do Litoral Brasileiro, até as Falésias do Parque das Guaritas, que deram o nome à própria cidade de Torres. Neste local se desenvolvem práticas de turismo ecológico e de turismo de aventura, entre as quais montanhismo, alpinismo, "rappel’, entre outras atividades do gênero, com indicação "in loco" dos locais adequados á prática do esporte, bem como das áreas de preservação, com indicação das formações vegetais e rochosas únicas do local, através de subsídios de trabalhos científicos já realizados no Parque. Também há um mapeamento de detalhe dos aspectos geológicos, geomorfológicos e ambientais da área, gerando subsídios na forma de informação para o turista que visita as Guaritas.
 
 Torres coloca à disposição do turista todas as informações sobre sua história, sua gente e, principalmente, sobre suas belezas naturais, para passeios cênicos, culturais e práticas de esportes de natureza. Às suas belezas naturais podem ser adicionados roteiros relacionados com a história do município, aumentando assim o conhecimento cultural do turista, em relação à cidade.
 

 
 
Indústria
 

 
O setor secundário não possui uma atuação completa, em razão da quase ausência de indústrias na cidade. No Município de Torres a indústria é constituída de engenhos de cana-de-açúcar, destilarias de aguardente, serrarias, olarias, descascadores de arroz, estufas de fumo, fábricas de esquadrias, de móveis e de pequenas indústrias caseiras.
 
 
 
Comércio
 

 
As atividades comerciais são bem desenvolvidas principalmente nos meses de veraneio. É grande o número de estabelecimentos comerciais na cidade.
 
 
 
Extração Mineral
 
 
O Município possui uma riqueza de bens minerais, onde se destacam a extração de areia, argila (barreiras), basalto (pedra ferro) usado para calçamento e brita, pedra grês (arenito), usado para revestimento de calçadas e meio fio. Há ainda no sub-solo um grande potencial futuro energético, em especial nas imediações da Lagoa do Morro do Forno, onde foi descoberta pela CPRM (Cia. de Pesquisas de Recursos Minerais) uma jazida de turfa, que pode ser usada como combustível. Além disso há as águas subterrâneas, em especial as que têm embasamento do Arenito Botucatú, que se constitui em um ótimo aqüífero da região de Torres.
 

 
 Extração Animal (pesca)
 
 
A pesca é a atividade principal das populações de baixa renda e ribeirinhas ao Rio Mampituba e mar, pois os 17 km de costa e de rios e lagoas do município propiciam aos amantes da pesca atividades de lazer e profissional. As águas são a maior riqueza natural do município.

Fonte:



Fotos Adicionais




Classificação Média dos Visitantes:    3.00 (até 5)
Número de votos: 3 Votos

Local de Votação:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o anunciante)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.