Page Views: 432
Publicação: 10/09/2007
|
|
|
|
|
Venâncio Aires teve o seu povoamento a partir do ano de 1800 nas margens do Rio Taquari e dos Arroios Castelhano e Taquari-Mirim. Os primeiros colonizadores dedicaram-se à pecuária, extração de madeira de lei e erva-mate. A partir de 1853 começaram chegar os primeiros imigrantes alemães que se fixaram preferencialmente no Vale do Arroio Sampaio dedicando-se à agricultura e constituindo sociedades que hoje já somam perto de 500 em todo o município.
Inicialmente conhecida como Faxinal dos Tamancos, a freguesia de São Sebastião Mártir foi elevada à categoria de Vila em 30 de abril de 1891, já com o nome de Venâncio Aires, em homenagem ao abolicionista precursor das idéias republicanas. E, em 11 de maio de 1891, era instalado o município de Venâncio Aires.
Situado a 130Km de porto Alegre, entre os Vales do Taquari e Rio Pardo, a cidade é margeada por acessos asfálticos através das RST 287 e RST 453, tem uma área de 728 km2, clima Subtropical, 210 m de altitude, população de 61.223 habitantes, sendo 30.435 na área urbana.
|
|
|
|
| Fonte dos dados: |
|
|
|