Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está aqui:   Home > Municípios > História

História do Município:   Vila Nova do Sul

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 1650
Publicação: 10/09/2007

O nome de origem veio da reestruturação do antigo povoado de São João Velho surgindo uma Vila Nova do Sul. Entre os anos de 1913 e 1914, o primeiro tenete Raimundo Sampaio foi incubido da rtiangulação (medição) da região centro-sul do Estado, mais propriamente das encostas da Serra do Mar, nas nascentes do Arroio Cambaí.

O terreno apresentava uma série de dificuldades devido ao prolongamento de coxilhas sucessivas, da mesma altura, impedindo a visibilidade para o lançamento de visadas além de 18 km. Foi quando o tenente valeu-se de que, em linguagem topográfica, é chamada de "vertice", levantando junto a Ramada que foi construído - daí ter ficado o nome -uma torre de ferro com 10 metros de altura, com campos de Júlio Costa, divisa com a propriedade da viúva Firmina Costa, no lugar conhecido desde antigamente por Cerca de Pedras, no atual município de Vila Nova do Sul.Este marco está no alto de uma coxilha, a mais alta do lugar, na rota 459 metros acima do nível do mar, de cujo cimo tem-se uma visão ampla e abrangente em todas as direções, de onde fizera ligações. Talves seja essa torre a única existente no RS cosntituindo hoje um monumento em homenagem à Carta Geral.

A Vila Nova originou-se de um aglomerado de casas, na biurcação das estraadas de São Gabiel, São Sepé e Caçapava do Sul, tomando impulso vertinoso coma passagem da BR-290, que trouxe grande progresso a essa localidade.Nos seus primórdios foi chamada de São João Velho, sendo elevada à categria de vila do município de São Sepé em 1916, com o nome de Vila Nova.O nome da cidade, dev-se ao fato de ser uma cidade panorâmica, que se ergue majestosa, como uma pprincesa das planuras, altaneira, denominante e bela.Capital João Vicente da Silveira, figura expoente dos primórdios da Vila Nova, distinguindo-se pelo seu ordoso empenho na evolução do primeiro núcleo populacional que surgira.

Homem de bem, preocupou-se desde o início com a formulação socila do vilarejo, tornando-se uma pessoa influente e bem vista, no desenvolvimento da nascente comunidade. Para Vila Nova foi de uma participação efeciente e efetiva, doando-se desde o princípio, à pequena comunidade, a qual emprestou uma dedicação inestimável pela vida a fora. Uma figura históricaque merece ser lembrado perenemente, como um homem benemérito, pelo tanto que se doou a seu povo e à sua terra. Um distrito de Vila Nova do Sul guarda no tempo a famosa Cerca de Pedras, cuja origem remonta à época jesuítica, atribuída ao morubixaba Sepé Tiaraju. No ano de 1929, o padre Mário Deluy, o Dr. Manuel Macedo e outros, estiveram no local para fazer um investigação sobre a origem das velhas cercas, que ainda desafiama curiosidade de todos.
Fonte dos dados:






Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.